SINDCOMB NOTÍCIAS – segunda-feira, 8 de abril de 2024

Últimas

Nota de esclarecimento: Receita Federal reforça a importância da caracterização do “Devedor Contumaz” no PL da Conformidade
Receita Federal do Brasil
Ao contrário de informações que circulam na imprensa, afirmando que a Receita minimiza retirada de punição aos devedores contumazes no PL 15/2024, a Receita Federal esclarece: Leia

São Paulo arrecada R$ 1 BI de devedores contumazes em 2023
Atualmente, a Supervisão Executiva de Cobrança e Recuperação de Dívida do Estado acompanha 212 empresas. A Sefaz-SP conseguiu arrecadar, em 2023, R$ 1,09 BI por meio da cobrança de ICMS dos chamados “inadimplentes contumazes”. São contribuintes que declaram o que devem mas, sistematicamente, deixam de recolher o imposto. Desse total, R$ 787,7 MI foram pagos à vista e R$ 302,2 MI parcelados. Atualmente, a SECRD diz acompanhar 212 empresas e registra 254 acompanhamentos concluídos. Os acompanhamentos são reuniões entre auditores fiscais e contribuintes com o objetivo de se chegar à adimplência, ou seja, o pagamento de impostos correntes – ainda não inscritos na dívida ativa. Levam de seis meses a dois anos.  (LAURA IGNACIO, Valor)

Pirataria: representantes de diversos segmentos vão propor ao governo soluções para combate ao crime
JOÃO SORIMA NETO, O Globo
Em 2022, o mercado ilegal cresceu 34,2% em relação ao ano anterior, provocando perdas de R$ 410 bilhões à economia, envolvendo sonegação de impostos, venda de produtos falsos e violação de direitos autorais. Abra

Instituto Combustível Legal lança área especial no site dedicada aos desafios da legislação para combate ao mercado irregular no setor
ALESSANDRA DE PAULA, ICL
O Instituto alerta sobre os problemas do mercado e as possíveis soluções do ponto de vista legal. Saiba Mais

Importações brasileiras de diesel e gasolina devem cair em 2024, diz StoneX
As importações brasileiras de diesel devem apresentar queda de 2,8% em relação ao observado em 2023, alcançando 14,1 milhões de metros cúbicos (m³) ao longo de 2024, projeta a StoneX. A consultoria de serviços financeiros também estima uma contração de 4% no consumo da gasolina C ao longo de 2024. (VICTORIA NETTO, Valor)

ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 14 unidades da Federação (1 a 4/4)
Assessoria de Imprensa da ANP
Veja abaixo os resultados das principais ações nos segmentos de postos e distribuidoras de combustíveis líquidos; revendas e distribuidoras de GLP (gás de cozinha); entre outros. Confira

Base & Atacado

Raízen reduz custos em R$ 230 MI ao otimizar operações com inteligência artificial
BEATRIZ CAPIRAZI, Estadão
Empresa investiu em novos caminhões, que possuem no máximo até três anos, e novas tecnologias permitem a realização de rotas otimizadas. Complemente

Apesar de descontos modestos, motoristas apostam em aplicativos para abastecer
MYLENA FRAIHA, Campo Grande News
Para fidelizar clientela, postos de combustível tem apostado em diferentes modalidades de desconto e cashback. Entenda

Anidro sobe 9,50% na 4ª semana seguida de valorização; Hidratado aumenta 2,93% na 3a semana seguida de alta. (Cepea)

Projeto sugere IPI zero para veículos movidos exclusivamente a etanol
BÁRBARA GONÇALVES, Agência Senado
A matéria está em fase de recebimento de emendas e passará por votação terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos. Acompanhe

Preços do etanol sobem em 17 Estados e no DF, caem em 5 e ficam estáveis em outros 4
Estadão
No Rio de Janeiro, a paridade entre o hidratado e a gasolina está em 69,82%. Anote

Biodiesel & Renováveis

Metanol atinge maior valor de referência em dois anos
BiodieselBR.com
A tonelada da substância foi reajustada em cerca de 2,7% atingindo seu maior nível de preços em exatamente dois anos. Veja

Defasagem de preços da gasolina já está em 17%
Diferença no diesel também já é de 13%; reajustes dos combustíveis continuam a ser desafio para a cúpula da Petrobras. No atual cenário de escalada do petróleo, se a Petrobras mantiver os combustíveis sem reajuste por mais tempo, corre risco de reduzir a rentabilidade como ocorreu no passado. (FÁBIO COUTO, KARINY LEAL, MARTA WATANABE e ESTEVÃO TAIAR, Valor)

Crise na Petrobras represa reajustes nos preços da gasolina e do diesel
GIANNE GUERRA, Gaúcha ZH
Antes de mudar a política de preços da estatal, 10% era o gatilho para alteração dos valores. Observe

Mercado vê petróleo a US$ 100 com choques de oferta e tensão geopolítica
Bloomberg Linea
O Brent, referência global da commodity, pode atingir esse patamar pela 1a vez em quase dois anos. Verifique

Energias Alternativas

Governo de SP quer endurecer regras para carregar carros elétricos
Inside EVS
O Corpo de Bombeiros passaria a exigir que os pontos de recarga fossem separados com 5m de espaço vazio, ou então paredes com resistência a fogo de cinco metros de comprimento. Informe-se

Porsche demonstra no Brasil a opção da gasolina sintética
FERNANDO CALMON
Para comprovar a viabilidade técnica a Porsche importou do Chile 600 litros desta gasolina e convidou jornalistas para dirigir. Continue

Agenersa participa de encontro realizado pela Firjan para debater os avanços do mercado do GN no Estado
Agenersa
O objetivo foi trazer informações para os players para possíveis usuários livres que queiram migrar para o mercado com a iminência da aprovação do Contrato de Utilização do Sistema de Distribuição pela Agenersa. Acesse

Conveniência, Treinamento & Farmácia

Mercadinho de condomínio vira a bola da vez e pode valorizar imóvel em até R$ 50 mil; entenda
Os minimercados dentro dos condomínios residenciais viraram a bola da vez das grandes redes de varejo e das construtoras de apartamentos. Conveniência de comprar itens de mercado sem ‘sair de casa’ entrou na lista de prioridades dos compradores de imóveis; Carrefour, Hirota e empresas especializadas nos minimercados se espalham pelo País. (LUCAS AGRELA e MÁRCIA DE CHIARA, Estadão)

(As notícias veiculadas neste informativo não refletem necessariamente o posicionamento do SINDCOMB; são oferecidas apenas como prestação de serviço. Se você quiser acrescentar novos contatos ou se descadastrar, basta enviar mensagem para o e-mail: imprensa@sindcomb.org.br)