Opções de petróleo acima de US$ 110 apostam em piora da guerra no Oriente Médio

Bloomberg
Embora os preços do petróleo tenham tido um início de ano relativamente fraco, a atividade no mercado de opções sugere que alguns operadores acreditam que isso está prestes a mudar. Uma recente enxurrada de contratos de opções que ganharão se os preços do petróleo saltarem nos próximos meses sinaliza que alguns operadores se posicionam para uma ampliação das tensões no Oriente Médio. Nos últimos dias, o equivalente a cerca de 30 MM de barris de Brent foi negociado em operações estruturadas com opções de compra, em estratégias chamadas de trava de alta (ou “call spread” em inglês), segundo corretores e dados de bolsas.
Quem está comprado nas operações lucrará se o barril de Brent alcançar ou ultrapassar US$ 110 até o final de março ou abril, dependendo do contrato. Seria um salto considerável em relação ao nível atual de cerca de US$ 77.

Até agora, os ataques a navios no Mar Vermelho tiveram apenas um impacto limitado nos fluxos de petroleiros, mas continuam a ameaçar uma rota vital para o comércio de petróleo global. A guerra entre Israel e o Hamas aumentou as tensões em todo o Oriente Médio e a OPEP+ promete cortes de produção para dar suporte ao mercado.