ANP apura desvios de metanol para fins irregulares por produtores de biodiesel

RODRIGO CASTRO e LAURO JARDIM, O Globo
A ANP abriu uma procedimento administrativo para apurar possíveis desvios de metanol para fins irregulares por ao menos quatro empresas. Entre as eventuais práticas ilegais está a adulteração de combustíveis.

A agência identificou uso de metanol em proporção “bastante superior” às técnicas conhecidas para produção de biodiesel. A média em 2023 foi de cerca de 12%. Mas nessas empresas o percentual chega até 1.027%. É o caso da Bionorte Indústria e Comércio de Biodiesel LTDA. Aliança Biocombustível Ltda (575,85%), Bio Vida Produção e Comércio de Biodiesel Ltda (296,56%) e Ipê Biocombustível Ltda (247,46%) também estão na mira.

Segundo resolução da ANP, o distribuidor de solventes responderá solidariamente nos casos em que o solvente fornecido for usado de modo irregular na formulação de combustíveis automotivos.