Gasolina em postos sem bandeira custou R$ 0,28 menos por litro, aponta ANP

JULIO WIZIACK com DIEGO FÉLIX, FolhaSP
Levantamento da Agência mostra que a gasolina e o álcool custaram mais caro nas redes de marca. A alta da gasolina em 2023 foi menos sentida pelos brasileiros que abastecem em postos de bandeira branca (aqueles que não são atrelados a uma distribuidora específica). Já o etanol, cujo valor caiu ao longo do ano, teve queda mais acentuada na rede de varejistas sem vínculo com marcas.
A retomada da cobrança de impostos federais (PIS e Cofins) a partir de junho, associada às variações da cotação do petróleo no mercado internacional, impactou o valor da gasolina em 2023. Nos postos de bandeira, que ostentam marcas com Shell, BR e Ipiranga, a alta média foi de 13,6% no litro da comum. Nos de bandeira branca, o aumento foi de 12,5%.
O mesmo se deu com a gasolina aditivada, que variou 12,8% nas revendas com bandeira, oe de 12% nas demais. Como não têm exclusividade com grandes distribuidoras, conseguem se livrar de custos contratuais. Além disso, podem comprar de quaisquer fornecedores e negociar melhores condições.O preço do etanol caiu sobretudo devido aos resultados da safra de cana. A redução foi de -7,1% nos postos de marca, e de 7,6% nos sem marca.