Marcas dos cariocas/Postos de combustível

Empresas lançam pagamento via aplicativo, campanhas em redes sociais e novas tecnologias para abastecer o carro

O GLOBO
A BR Petrobras é a marca de postos de combustível mais admirada pelos cariocas pelo terceiro ano seguido. A rede é operada pela Vibra, empresa constituída após a Petrobras vender a antiga BR Distribuidora. Além de ter contrato para usar a marca da estatal nos postos até 2029, a Vibra herdou 46 bases operacionais no país, uma rede de 8,2 mil postos e soma quase 3,4 mil empregados.

Marcas dos Cariocas: Veja a lista das favoritas de quem vive no Rio

Em 2023, a estratégia de marketing da Vibra procurou “solidificar sua identidade de marca”, informa a companhia. Para isso, foi introduzido um novo slogan — “Posto, posto! Tem a sua energia”. A empresa apostou em campanha com vídeos no TikTok. E introduziu o serviço de pagamento direto no aplicativo para celulares do Premmia, programa de fidelidade da rede.

— Estamos empenhados em expandir e diversificar o portfólio, criando uma plataforma multienergia que reflete nossa visão de futuro — diz o CEO da Vibra, Ernesto Pousada.

A Ipiranga, segunda no pódio, começou, no início do ano, um processo de renovação da marca, com mudanças tanto no logotipo quanto na apresentação visual dos postos. Segundo a empresa, cerca de 30 postos em todo o Estado do Rio devem chegar ao fim do ano já com a nova identidade visual.

Ao remodelar a comunicação visual dos pontos de venda, a Ipiranga procurou minimizar impactos ambientais. Materiais menos adequados ao meio ambiente foram substituídos, e o novo projeto de iluminação pode gerar uma redução de até 18% no consumo de energia, afirma a empresa.

A Shell, marca da petroleira anglo-holandesa, é a terceira colocada no ranking. Antonio Cardoso, vice-presidente de Mobilidade da Raízen, a joint-venture (parceria) formada pela Shell e pelo grupo Cosan que, entre outros negócios, distribui combustíveis e opera a rede de postos, ressalta que, desde 2019, a marca “mais que triplicou seus esforços em comunicação e patrocínios”.

— A Shell é a marca global mais valiosa do setor, além de ser a única empresa multinacional atuando nesse segmento no mercado brasileiro, o que nos permite ter acesso às tecnologias mais modernas do mundo — diz Cardoso.

As 5+
BR Petrobras