SINDCOMB recebe executivos da Vibra Energia

João Batista de Moura, Carlos Pereira, André Damaso, Alecionildo Sodré, Flávio Dantas, Manuel Fonseca, Tuninho Vilela, Paulo Visentin, Narciso Marques, Paulo Duarte, Gerson Castro, Raul Lamela, Sandro Tapparo, José Luiz Afonso e Manuel Vilela

O programa de treinamento para a detecção de metanol nos postos, uma parceria do SINDCOMB com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi o primeiro assunto da pauta apresentado pelo presidente do SINDCOMB, Manuel Fonseca da Costa, e diretoria executiva, aos representantes convidados da Vibra Energia, nesta quarta-feira, 01/11, na sede do Sindicato. O diretor vice-presidente executivo de Comercial, Varejo e Inteligência de Mercado da Vibra, Flávio Dantas, ao lado do diretor comercial, Sandro Tapparo, parabenizou a Entidade pela iniciativa e informou que, constatadas não conformidades em sua rede, a distribuidora adotará ações efetivas, ainda que sejam proprietários de grandes redes de postos da marca.

Com relação à proposta do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, de criação do Operador Nacional do Sistema de Combustíveis, o vice-presidente executivo afirmou que a distribuidora vê com preocupação a novidade, e que irá demonstrar ao MME, em momento oportuno, a possibilidade de ocorrer eventuais incoerências nessa proposta. Já o diretor comercial Sandro Tapparo lembrou que a Vibra segue na defesa da fidelidade dos revendedores à sua bandeira. “Mesmo sem a participação da ANP, nós não desistimos”, garantiu.

Flávio Dantas disse que a empresa segue os caminhos da compliance (códigos de ética) para impedir o ingresso de empresários cuja conduta revele inidoneidade. Nos próximos dois meses, adiantou o executivo, a Vibra Energia fará um treinamento de alto nível para gerentes e diretores sobre o tema: “Estamos implantando um programa robusto para minimizar os impactos da presença de maus revendedores que adquirem, à nossa revelia, postos BR”.

DE VOLTA PARA O CIF
Outra prioridade relatada pelo vice-presidente Comercial é o convite aos empresários para o reingresso no sistema CIF (Cost, Insurance and Freight) de entrega de combustíveis. Pelo frete CIF, de responsabilidade da distribuidora, Dantas garantiu oferecer “condições comerciais interessantes para os revendedores deixarem o sistema FOB” (Free On Board) – no qual eles possuem seus próprios caminhões para a retirada dos combustíveis na base da distribuidora. Do lado da revenda, os diretores requisitaram à Vibra privilegiar os postos bandeirados com contrato em vigor, através da entrega dos combustíveis em frotas devidamente bandeiradas.