SINDCOMB NOTÍCIAS – quarta-feira, 01 de novembro de 2023

Últimas

Secretaria de Fazenda de São Paulo e a Operação Faz de Conta
Agenda do Poder
O MP-SP, as Receitas Estadual e Federal deflagraram a Operação Cassiopeia, que constatou uma fraude fiscal estruturada para reduzir a cobrança de ICMS na comercialização de combustíveis. Abra

Projeto que cria operador nacional de combustíveis deve chegar ao Congresso em dezembro; órgão funcionará nos moldes do ONS e não deve sobrepor funções da ANP
O projeto de lei que cria o Operador Nacional do Sistem a de Distribuição de Combustíveis deve ser encaminhado ao Congresso Nacional até o fim deste ano. A proposta, apresentada ontem pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, consiste na montagem de um grande banco de dados envolvendo a cadeia logística e o monitoramento dos preços. A ideia é que as informações sejam acessadas em tempo real para subsidiar ações de fiscalização contra cartéis e adulteração de combustíveis. (MURILO CAMAROTTO, Valor Econômico)

Diesel e gasolina no Brasil estão mais baratos que no exterior
Monitor do Mercado
Única exceção a essa tendência é a Refinaria de Mataripe, localizada na Bahia, que está praticando preços mais elevados que os do exterior. Compare

AGENDA ANP:
Diretor III Fernando Moura – 15h Reunião com representante do Instituto Combustível Legal (ICL). Com Carlo Rodrigo Faccio

Base & Atacado

Oxxo pretende abrir 5 mil lojas pelo Brasil inteiro
SA+
A meta é inaugurar ao menos uma loja por dia nos próximos 12 meses. Continue

Etanol enfrenta negociações lentas com chegada do feriado de Finados
GABRIEL CAVALHEIRO, Canal Rural
Com as distribuidoras abastecidas, preços do combustível ficam estáveis em São Paulo. Acesse

Biodiesel & Renováveis

JBS testa uso de 100% de biodiesel em sua frota de caminhões
ROBERTO SAMORA, Reuters
A JBS Biodiesel é uma das cinco maiores produtoras de biodiesel do Brasil, líder na produção do biocombustível a partir do sebo bovino. Verifique

Petróleo volta a cair e reduz defasagem dos combustíveis
GERALDO CAMPOS JR., Poder 360
Brent fechou em US$ 85,25 nesta 3ª (31.out), menor cotação desde o início da guerra no Oriente Médio. Acompanhe

Energias Alternativas

Resenha Mensal: consumo de eletricidade cresce 5,2% em setembro de 2023
Empresa de Pesquisa Energética
O Mercado Livre respondeu por 40,8% do consumo nacional de energia elétrica em setembro, registrando 6,8% crescimento do consumo e 24,4% do número de consumidores, na comparação com setembro de 2022. Constate

Estado e Governo Federal definem estratégias para o início das ações conjuntas de asfixia ao crime organizado
Governo do Estado
O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) da Polícia Civil é precursor no fomento da cultura de investigação financeira e patrimonial. Averigúe

Preço do GNV no Estado recuou 0,22% na primeira quinzena do mês de outubro
GABRIELLE LOPES, Diário do Rio
Apenas o Espírito Santo apresentou um aumento de 0,20% no preço médio do combustível. Confira

Justiça & Contabilidade

Decreto permite desconto de taxa sindical em folha, mas pagamento consignado é facultativo
Estadão
O decreto que autoriza o desconto de contribuição sindical diretamente na folha de pagamento de servidores públicos e de empregados regidos pela CLT. Leia Mais; Leia o Decreto nº 11.761/2023 na íntegra

TRF-3 exclui ICMS do cálculo de créditos do PIS e da Cofins
JOICE BACELO, Valor Econômico
Na prática, aumenta a carga tributária das empresas. Duas decisões foram proferidas neste mês. Leia Mais

Conveniência, Treinamento & Farmácia

Veja como fábrica de cigarros conseguiu R$ 4,8 BI do governo
EDUARDO CUCOLO, Folhapress
A fala do ministro Haddad desta segunda (30) sobre a restituição de R$ 4,8 BI obtida pela British American Tobacco Brasil, proprietária da Souza Cruz, envolve o julgamento que tratou da chamada “tese do século”. Veja

(As notícias veiculadas neste informativo não refletem necessariamente o posicionamento do SINDCOMB; são oferecidas apenas como prestação de serviço. Se você quiser acrescentar novos contatos ou se descadastrar, basta enviar mensagem para o e-mail: imprensa@sindcomb.org.br)