SINDCOMB NOTÍCIAS – quinta-feira, 5 de outubro de 2023

6o Seminário Nacional do GNV vai apresentar nova metodologia de cálculo do GNV
KÁTIA PERELBERG, assessora de comunicação do SINDCOMB
O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa), com o apoio da Firjan SENAI, Naturgy, Motorservice Brasil e do Sebrae, vai realizar logo mais, às 17h, a 6a edição do Seminário, na Casa Firjan, em Botafogo. Na ocasião será feita a apresentação do Litro de Gasolina Equivalente (LGE), proposta organizada pelo Comitê Nacional do  GNV em parceria da Abegás, com  o objetivo de facilitar a comparação entre o preço do GNV com os demais combustíveis comercializados nos postos. Participe

Últimas

Medida Provisória perde validade e imposto sobre diesel será zerado
Agência Brasil
Cobrança de R$ 0,14 por litro financiava desconto em carros novos. Inteire-se

CCJ do Senado aprova regras para compensação aos estados de R$ 27 BI de ICMS dos combustíveis
LEONARDO RIBBEIRO e BRENDA SILVA, CNN
Os estados que têm a receber até R$ 150 MI contarão com 50%, em 2023, e 50%, em 2024. Aqueles na faixa até R$ 500 MI a receber terão 1/3 do valor em 2023, e 2/3, em 2024. Informe-se

Lei que obriga frentista a notificar condutor bêbado gera polêmica
HIEROS RÊGO, Tribuna da Bahia
Se de um lado comemora-se a sanção por entender que ajudará na redução de número de acidentes por motoristas embriagados, de outro os trabalhadores questionam como se dará mais uma atribuição à função dos frentistas. Avance

Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Revestimento interno para criação de espaço intersticial em tanques instalados em SASC
ABNT
A NBR 16619:2023 estabelece os procedimentos para revestimento interno para criação de espaço intersticial a partir da construção de parede dupla interna em tanques para armazenamento de líquido e combustível, instalados em sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis SASC. Continue

ABNT anuncia plataforma voltada aos municípios para elaboração de inventário sobre gases de efeito estufa
Associação Brasileira de Normas Técnicas
A Associação lançará uma plataforma tecnológica voltada aos municípios para a elaboração de um inventário sobre os gases de efeito estufa. Acesse

Base & Atacado

Vibra eleva importações de diesel e não vê risco de desabastecimento, diz CEO, que negou revisão no contrato da marca BR
MARTA NOGUEIRA, Reuters
O CEO, Ernesto Pousada, negou que haja conversas com a Petrobras sobre uma possível revisão do contrato de uso da marca BR nos postos e reiterou que a empresa tem o direito de usar a marca até 2029, mesmo após ter sido totalmente privatizada no governo anterior de Jair Bolsonaro. Entenda

Segundo a ANP, 51 distribuidoras não cumpriram as metas do RenovaBio para 2022
NovaCana
Apesar do volume de créditos aposentados ter excedido o objetivo anual, nem todas as companhias retiraram de circulação sua cota individual. Saiba Mais

Petróleo recua 5,38% nesta 4ª feira e fecha em US$ 86,03
Poder 360
É o menor preço da commodity desde o final de agosto de 2023. De lá para cá o petróleo alcançou os maiores valores do ano. Compare

Putin determina preços regulados; proibição de exportações é mantida
VLADIMIR SOLDATKIN, Reuters
Em 21 de setembro, a Rússia proibiu as exportações de combustíveis. Não há prazo para que as restrições sejam suspensas. Veja

Gás Natural & Energia Elétrica

Projeto repassa a distribuidoras custo da tarifa social de energia
Poder 360
Um PL apresentado na Câmara dos Deputados sobre a renovação das concessões de energia elétrica quer repassar os custos da tarifa social como responsabilidade das distribuidoras. Acompanhe

Energias Alternativas

Matriz Energética se mantém estável, em ano marcado pela retomada da geração renovável
ANDRÉIA VITAL, JornalCana
Na Matriz Energética, de 2021 para 2022, observa-se aumento de 14% na fonte hidráulica. As fontes eólica e solar aumentaram 12,9% e 51,5%, respectivamente, o que resultou em um aumento de 20% em “outras renováveis”. Prossiga

Rio de Janeiro terá primeira usina de biometano a partir de cana-de-açúcar
NAYARA FIGUEIREDO , Valor Econômico
A usina será a primeira do Rio de Janeiro a utilizar vinhaça, subproduto da cana-de-açúcar, para geração de biogás e produção do biometano. Conheça

Rio de Janeiro prorroga o prazo do ICMS vencido no período de 30-9 e 3-10-2023
DO-U DE 5-10-2023
O ICMS e o adicional do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, recolhidos por GNRE vencidos no período citado, podem ser recolhidos até 9-10-2023. (RESOLUÇÃO SEFAZ 568, de 4-10-2023) Abra

Petrobras investe R$ 279 MI em parada programada de manutenção na Reduc
Agência Petrobras
A  manutenção não afetará o abastecimento dos produtos produzidos pela refinaria ao mercado. Averigúe

(As notícias veiculadas neste informativo não refletem necessariamente o posicionamento do SINDCOMB; são oferecidas apenas como prestação de serviço. Se você quiser acrescentar novos contatos ou se descadastrar, basta enviar mensagem para o e-mail: imprensa@sindcomb.org.br)