SINDCOMB NOTÍCIAS – sexta-feira, 15 de setembro de 2023

À esq.: Paulo Iunes, assessor da ANP; Francisco Nélson Castro Neves, superintendente da SFI/ANP; Renée Abbad, diretor do Sincopetro-RJ; e Manuel Fonseca, presidente do SINDCOMB

SINDCOMB e ANP promoverão treinamento para detecção de metanol nos postos

Kátia Perelberg, assessora de comunicação do Sindcomb
O presidente do Sindcomb, Manuel Fonseca da Costa, provocou a participação da ANP na realização de um curso de identificação do metanol nos combustíveis comercializados em postos. Acesse

Últimas

Projeto de lei pode aumentar as fraudes tributárias do setor de combustíveis, diz Fecombustíveis
Ascom Fecombustíveis
A Federação destaca que o PLP 136/2023, que passará por votação no Congresso, se aprovado, poderá abrir brechas para elevação da sonegação de impostos, contribuindo para o retrocesso do sistema tributário do ICMS sobre os combustíveis. Leia

Governo entrega projeto de lei do Combustível do Futuro ao Congresso
Ministério de Minas e Energia
O texto traz um conjunto de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e vai ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa. Abra

Governo federal apresenta Projeto de Lei para aumentar mistura de etanol na gasolina para 30%
CBN
O Governo enviou, nesta quinta (14), um PL que, entre outras medidas, propõe aumentar os limites máximo e mínimo do teor de mistura de etanol e gasolina. Atualmente, o teor de etanol na gasolina pode ser fixado entre 18% e 27,5%. Pela proposta, esses limites subiriam para 22% e 30%. Informe-se

Aumento de etanol na gasolina vai reduzir preços, diz ministro
GERALDO CAMPOS JR, Poder 360
O texto diz, porém, que a fixação de percentuais superiores ao limite vigente, de 27,5%, dependerá da constatação de viabilidade técnica. Entenda

Metanol: CPI dos Explosivos no Espírito Santo ouve mais dois convocados
MARCOS BONN, Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Um dos depoentes deu informações sobre aluguel de empresa suspeita de trabalhar com metanol, mas novas oitivas estão programadas. Avance

MT: Postos são flagrados vendendo óleo irregular em Cuiabá
Primeira Página
A operação teve como objetivo combater a comercialização de óleo automotivo fora do padrão. Descubra

Projeto de Lei do Combustível do Futuro tem temas atribuídos à ANP
Assessoria de Imprensa da ANP
O PL também trata de combustíveis sintéticos e de captura e estocagem geológica de dióxido de carbono, assuntos que, segundo o PL, seriam atribuídos à Agência. Saiba Mais

AGENDA ANP:
Diretor IV Cláudio Jorge Martins – 11h Raízen

Base & Atacado

Vibra aposta na fidelização de clientes para elevar faturamento
A Vibra Energia concluiu a integração de todos os sistemas de marketing de suas marcas (BR Mania, Lubrax +, Postos Petrobras e Premmia, além dos combustíveis aditivados). A medida se insere em processo de transformação digital que busca fornecer dados e informações com o objetivo de melhorar o relacionamento da companhia com os clientes. Cerca de 30 milhões de pessoas passam pelos Postos Petrobras todos os meses. (FÁBIO COUTO, Valor)

Maior mistura de anidro daria impulso de 5% à produção, diz Unica
ROBERTO SAMORA, Reuters
A indústria diz que não teria problema em elevar a oferta de etanol anidro e já mostrou a sua capacidade de atender um eventual incremento da demanda no passado. Verifique

Biodiesel & Renováveis

Sem biodiesel, governo lança Programa Combustível do Futuro
BiodieselBR.com
Contrariando sinalizações que o MME havia dado ao setor no mês passado e de ter recebido afagos do presidente Lula na cerimônia de lançamento do Combustível do Futuro, o biodiesel ficou de fora do texto elaborado pelo Planalto. Esclareça

Petróleo fecha em alta firme, no maior nível do ano
Valor Econômico
Os ganhos consistentes da commodity se dão após o relatório da AIE, divulgado nesta semana, antecipar um déficit no 4o TRIM em fornecimento global, à medida que Arábia Saudita e Rússia prolongam os cortes até ao fim do ano. Veja

Gás Natural & Energia Elétrica

Petrobras se reúne com distribuidoras de gás e Abegás
Agência Petrobras
Representantes das Companhias Distribuidoras Locais, integrantes da Abegás, se reuniram com executivos da estatal pela primeira vez desde a criação da nova diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa. Confira

Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo realiza workshop sobre o mercado de gás natural no país
Petronotícias
Alguns enfoques serão o potencial exploratório de gás, o cenário de oferta e demanda, infraestrutura e mercado, transição energética. O workshop acontecerá no formato híbrido, no Auditório RDC na PUC-Rio. Participe

Energias Alternativas

Rio ganha primeiro ônibus brasileiro movido a biodiesel
COPPE/UFRJ
O Volkswagen pertencente à Real Auto Ônibus fará a linha 121 (Central-Copacabana) na capital. Conheça

Primeiras

Câmara aprova projeto de compensação aos estados por perdas com ICMS de combustíveis
EDUARDO PIOVESAN, Agência Câmara de Notícias
Proposta prevê repasse de R$ 27 BI da União para os estados e o DF. A compensação para o Rio de Janeiro é a segunda maior entre os estados da Federação. Texto segue para o Senado. Compare

Cielo reforça aposta em celulares como substitutos de maquininhas
ALBERTO ALERIGI JR., Reuters
A Cielo anunciou nesta quinta-feira ampliação na estratégia de usar os celulares dos próprios clientes para fornecer seus serviços de meios de pagamento no lugar das conhecidas maquininhas de cartão. Analise

Secretário de Fazenda recebe o senador Carlos Portinho e o presidente do SindilojasRio
Sefaz-RJ
O encontro teve como objetivo discutir demandas do varejo tradicional do Rio de Janeiro. Mais Informações

(As notícias veiculadas neste informativo não refletem necessariamente o posicionamento do SINDCOMB; são oferecidas apenas como prestação de serviço. Se você quiser acrescentar novos contatos ou se descadastrar, basta enviar mensagem para o e-mail: imprensa@sindcomb.org.br)