Segundo dia do Seminário ANP traz temas robustos sobre qualidade e monitoramento

KATIA PERELBERG, Assessora de Comunicação SINDCOMB

A abertura do 2o dia do Seminário Nacional de Biocombustíveis e Qualidade da ANP trouxe palestras técnicas da ANP sobre as mudanças recentes no Ciclo Otto; sobre o desenvolvimento da qualidade dos combustíveis, pela Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), e apresentações feitas por representantes da Petrobras, da Refina Brasil, do Fórum Nacional Sucroenergético e da Unica. O segundo painel abriu para as apresentações e debates sobre as especificações do Ciclo Diesel e a polêmica do incremento do percentual do biodiesel ao diesel fóssil pela Anfavea e a Abiove.  A Confederação Nacional do Transporte (CNT) apresentou uma pesquisa com os impactos da mistura do diesel renovável nos veículos pesados, com depoimentos de problemas resultantes da mistura por representantes de diversas empresas. O biodiesel ester, o diesel verde renovável (HVO) e o Combustível do Futuro também mereceram debates.
Programas de Monitoramento
Os Programas de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis foram o primeiro tema do painel da tarde desta terça-feira (28/3). O Programa de Qualidade de Lubrificante reduziu de 40% para 8% o número de não conformidades das amostras coletadas desde 2006. Já o Programa de Conformidade dos Combustíveis vem detectando uma razoável estabilidade nos níveis de conformidade ao longo dos últimos dois anos, à exceção do óleo diesel, por conta do teor de biodiesel, a principal não-conformidade apresentada.

RESOLUÇÃO ANP 790/2019 CRIA O NOVO PMQC COM A PARTICIPAÇÃO DE BASES E TRRs

No mês de maio, a Agência vai avaliar a Resolução 790/2019, que cria o projeto-piloto do novo Programas de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), após dois anos e meio de testes, com a inclusão das áreas sem monitoramento e de ajustes dos sistemas após o ataque cibernético, ocorrido em 2022. O novo PMQC será financiado por todos os agentes econômicos monitorados, como as bases de distribuição e os Transportadores-Revendedores Retalhistas (TRRs), e não apenas pelos postos revendedores do país.  O representante da Fecombustíveis, Márcio Martins, líder do Sindiposto-GO, apoia e defende a expansão do PMQC, em benefício da concorrência leal entre os agentes. O líder sindical pondera que a cobrança seja feita por volume comercializado, e não por unidade varejista, como acontece atualmente, em razão das diferentes capacidades contributivas. Qualidade na importação e Renovabio foram os temas que se seguiram até o encerramento.