SINDCOMB NOTÍCIAS – terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Fecombustíveis apoia desoneração de tributos federais
MÔNICA SERRANO, Assessora de Comunicação da Fecombustíveis
A Federação e seus 34 sindicatos filiados parabenizam o Governo Federal pela edição da MP 1.157. No entanto, importante lembrar que as LCs 192 e 194/2022 foram alteradas pelos Atos Cotepe/ICMS 138 e 139, de 26 e 27/12/2022, e Atos Cotepe/PMPF 19 e 20 (28/12/2022), o que pode trazer impactos ao preço final. Clique Aqui

Ultimas

Silveira promete mudanças para proteger consumidor de variação dos combustíveis
ANDRÉ BORGES, Estadão
Sem citar detalhes de que medidas pretende adotar, o novo ministro de Minas e Energia afirmou que este foi um pedido do presidente Lula. Inteire-se

Desoneração de combustíveis foi prorrogada até que nova política de preços seja definida, diz MME
TAINÁ FARFAN e TAINÁ FALCÃO, CNN
“Até que a nova política de preços seja definida, a ideia é que não viesse nenhuma mudança abrupta”, afirmou o ministro Alexandre Silveira. Acompanhe

Após teto do ICMS nos Combustíveis, Estados defendem aumento em 2023
Jovem Pan
O Comsefaz recomendou aos governadores um acréscimo de 4% no ICMS a partir de 2023 para recuperar o equilíbrio fiscal e a manutenção dos serviços públicos. Observe

Flávio Dino manda investigar postos que aumentaram gasolina
THALYS ALCÂNTARA, Metrópoles
Durante sua posse, o novo ministro da Justiça disse que já determinou ao secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, que apure as eventuais alterações nos preços dos combustíveis nas bombas. Abra

Deputado vai ao Cade e à PF contra postos que subiram preço da gasolina
SAMARA SCHWINGEL, Metrópoles
Chico Vigilante afirmou que o aumento é “ganância dos donos de postos”. Veja

Aumento da gasolina nas distribuidoras é político, diz Prates
PAULO SILVA PINTO e HAMILTON FERRARI, Poder 360
O senador do PT-RN disse nesta 2ª feira (2) que não há justificativa para aumento do valor da gasolina pelas distribuidoras de combustíveis. Continue

RJ: Motoristas relatam aumento no preço dos combustíveis
AMANDA OLIVEIRA, Band News
As distribuidoras realizaram aumento para os postos no domingo (1º) como forma de prevenção a um possível retorno da cobrança do PIS/ Cofins. Verifique

PR: Sindicato informa repasse de preço de combustíveis pelas distribuidoras
Bem Paraná
Segundo as distribuidoras, isso se deveu ao intervalo de vigência entre a MP que terminava em 31/12/2022, e a edição da nova MP, em 1º/01/2023, que prorrogou esta isenção. Entenda

ES: Gasolina fica mais cara no Estado e postos culpam distribuidoras
SAULO RIBEIRO, ES360
Segundo o Sindipostos, o aumento da demanda por conta das festas de fim de ano levou as distribuidoras a aumentarem a gasolina em R$ 0,11 em cinco dias.
Não vamos levar a culpa
“Os postos não são os responsáveis pela atual elevação de preços e não irão aceitar a culpa pelo aumento da virada do ano”, diz o texto. Esclareça

RN: Revendedores dizem que gasolina subiu porque MP não foi publicada e porque Estado alterou base do ICMS
98FM
Apesar de Lula ter assinado a MP neste domingo (1º), o texto ainda não foi publicado. Com isso, distribuidoras já subiram o preço considerando a volta dos impostos. Repare

MS: Sinpetro divulga nova pauta dos combustíveis no Estado
O Jacaré
Em Campo Grande, a gasolina ficou até R$ 0,34 mais cara. O aumento é reflexo da nova pauta fiscal do ICMS. Calcule

MG: Preço de combustíveis sobe nos postos mesmo com impostos zerados
ZU MOREIRA, G1
Segundo o Minaspetro, desde a semana passada as distribuidoras aumentaram o preço da gasolina devido à alta da demanda em função das festas de fim de ano. Acesse

MA: Procon notifica distribuidoras e autua posto
John Cutrim
Postos e distribuidoras deverão apresentar notas de entrada e venda dos produtos que justifiquem os preços praticados. Constate

ES: Após gasolina ficar mais cara, postos começam a baixar preços
A Gazeta
O Sindipostos-ES informou que as distribuidoras praticaram aumentos nos preços na última semana. Prossiga

SC: Postos aumentam preços mesmo após congelamento de impostos; Entenda
ND
Os postos de Blumenau receberam produtos com aumento das distribuidoras já nesta segunda-feira (2), segundo o Sinpeb.

MP sobre combustíveis é inconstitucional e afeta investimento, diz setor de etanol
ROBERTO SAMORA, Reuters
A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) afirmou que a medida desrespeita preceitos da Emenda Constitucional 123, que estabelece diferencial de competitividade para os biocombustíveis no Brasil”. Detalhe

Setor de etanol critica governo Lula por desoneração tributária da gasolina