SINDCOMB NOTÍCIAS – Sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Revista Combustíveis & Conveniência destaca retrospectiva do ano e perspectivas para 2023
MÔNICA SERRANO, Assessora de Comunicação da Fecombustíveis
A última edição do ano apresenta retrospectiva do setor, que teve como foco das atenções a redução dos impostos sobre os combustíveis e a expectativa em torno do novo governo em relação aos tributos. Leia

RETROSPECTIVA 2022 – Revista POSTO RIO registra os momentos que marcaram o ano
KÁTIA PERELBERG, Assessora de Comunicação do SINDCOMB
Da mudança de mãos da presidência do Sindicato do Rio à despedida do líder da revenda nacional, vários momentos marcaram o ano de 2022: o anúncio, pelo governador Cláudio Castro, da redução da alíquota do ICMS;  a luta pela redução do preço do GNV em várias instâncias, o incentivo ao Programa GNV no Estado e muito mais. Abra

Ultimas

Veja quanto a inflação vai subir com a volta de impostos nos combustíveis
RAFAEL ROSAS, Valor
“O impacto vai ser grande. Podemos perfeitamente ter uma inflação em torno de 1% ou mais no mês que vem”, diz André Braz, responsável pelos IGPs divulgados pelo FGV/Ibre. Calcule

Lula diz que preços do combustível vão cair com nova diretoria da Petrobras
ADRIANA FERNANDES, Estadão Conteúdo
“Eu dizia que, para reduzir o preço de gasolina, do petróleo, do óleo e do gás, a gente não precisava mexer com o ICMS, poderia mexer com outras coisas”. Confira

Lula: “Para reduzir preço de combustíveis não precisa mexer no ICMS”
FLÁVIA SAID, Metrópoles
“Isso vai acontecer quando a gente montar a diretoria da Petrobras, porque ainda leva um tempo. Tem toda uma legislação que rege as estatais e nós vamos, então,vamos fazer”. Veja

Por que Haddad arrisca com fim da desoneração sobre combustíveis
VICTORIA ABEL, Metrópoles
Aliados apostam que preço do petróleo deve aumentar pouco no Brasil com queda do barril internacional. Esclareça

Fim do PPI? Entenda como pensa o provável futuro CEO da Petrobras
LUÍZA LANZA, Estadão
A proposta é para a criação da Conta de Estabilização de Preços (CEP), a ser administrada pelo Executivo com receitas da tributação da exportação de petróleo. Atualmente, o texto está parado na Câmara de Deputados. Acompanhe

Importadores de diesel do Brasil começam 2023 cautelosos
ANDRÉ CARVALHO, O Petróleo
Os participantes do mercado estão cautelosamente esperançosos de que o Brasil viverá um momento político e econômico diferente do PT no poder de 2003-2016. Detalhe

RS: Sulpetro alerta para aumento de preços e falta de combustíveis nos postos independentes
Correio do Povo
Donos de postos relatam elevação no preço dos produtos pelas distribuidoras em relação à semana passada, especialmente os de bandeira branca. Averigúe

MG: Postos podem ficar sem combustível por problemas na distribuição
Minaspetro
A falta de combustíveis pode gerar um prejuízo enorme para sociedade, haja vista serem bens essenciais e indispensáveis ao bom funcionamento da economia e do dia a dia de todos os cidadãos. Verifique

DF não vai reajustar ICMS de gasolina e etanol, mas aumentará diesel em R$ 0,29
FRANCISCO DUTRA, Metrópoles
Sem contar com os impostos federais, o DF não mudará as alíquotas locais do ICMS em 1º/01/2023, mas adotará novos valores para a base-cálculo. Compreenda

DF: Por segurança na posse, postos são orientados a limitar venda de gasolina em galões
SAMARA SCHWINGEL, Metrópoles
O Sindicombustíveis instruiu funcionários de postos a ficarem atentos a vendas em grande quantidade de gasolina. Clique Aqui

EPE: Experiências internacionais em mecanismos de suavização dos preços de combustíveis
Empresa de Pesquisa Energética
A política de preços de combustível depende de escolhas de cada nação. Muitos países adotam a política de paridade de preços, alinhada ao mercado internacional. Conheça

Retorno dos impostos sobre combustíveis pode impulsionar setor de etanol
Investing.com
Relatório do BTG indica como positiva a volta dos impostos para o etanol, que compete com a gasolina nas bombas, mas possui carga tributária menor. Inteire-se

Vendas das usinas aumentaram 10,26% na 1ª quinzena de dezembro
Agência Safras
O volume de hidratado comercializado cresceu 7,40% em relação ao mesmo período da safra anterior, e as de anidro subiram 8,52%. Compare

Ações da Petrobras encerram o ano com valorização de 46%
ALEXANDRE NASCIMENTO, O Tempo
Mesmo com volatilidade e eleição de Lula, estatal termina o ano valorizada. Informe-se

Divulgados os valores atualizados de multas previstas na legislação do ICMS para 2023
DO-ERJ 29-12-2022
A Portaria SUAR 58 divulga os valores equivalentes em reais das multas e dos limites previstos na Lei 2.657/96, em Ufir-RJ. Acesse

Alterada norma sobre colocação de mesas e cadeiras em logradouros públicos no Município do Rio de Janeiro
O Decreto 51.897, de 28-12-2022, prorroga para até 31-12-2023 as disposições que autorizam a colocação de mesas e cadeiras em logradouros públicos, em caráter extraordinário, por restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, em razão da pandemia do Coronavírus. (DO-MRJ DE 29-12-2022)

Cláudio Castro confirma presença na posse de Lula
RODRIGO VIGA, Jovem Pan
Na política do Rio, acredita-se que o governador reeleito não terá dificuldades para manter boa relação com Lula. Assista