Revenda se despede de seu líder, Gil Siuffo

Luiz André e esposa, Cida e Luiz Gil
Cerca de 500 pessoas compareceram à cerimônia de despedida do presidente de honra da Fecombustíveis e ex-presidente do SINDCOMB, Luiz Gil Siuffo Pereira, na manhã desta segunda-feira, 19, no Crematório da Penitência, no Rio. O adeus emocionado dos filhos Maria Aparecida, Luiz Gil e Luiz André, e dos netos representados pelo jornalista Rodolfo Schneider, foi expressado com palavras carregadas de amor. E a lembrança do homem visionário, ético e combativo era o relato comum tanto dos revendedores presentes como dos empresários e executivos do setor, e dos empregados que acompanharam o líder Gil Siuffo na rede de postos Record.
As homenagens se estenderam às 30 coroas de flores enviadas pelo ministro Francisco Dornelles, pela Fecombustíveis e por seu  presidente, James Thorp Neto, pelo SINDCOMB, pela Band Rio,  pela Shell e Raízen, pelos Amigos do Bob’, pela Ipiranga,  pela Cosan, o Instituto Combustível Legal (ICL), o SindTRR, a federação nacional dos trabalhadores em postos (Fenepospetro), Sindilub, funcionários da rede Record, sindicatos regionais de todo o país, amigos e familiares.

Leocádio Antunes Filho, presidente por 17 dos 31 anos em que trabalhou na Ipiranga, destacou a admiração por alguém “que conseguiu desenvolver um trabalho como empresário para a revenda de combustíveis, e foi muito além, conquistando o respeito de todos, uma liderança empresarial defendendo os interesses não só da revenda, da qual ele nunca se afastou, mas como em vários setores da economia. Temos que nos unir aqui para a última despedida e homenagear o enorme legado que ele deixou não só no ambiente empresarial. Como pessoa e profissional tenho a agradecer o nosso relacionamento produtivo, prazeroso e muito construtivo”.

Emílio Gouveia, ex-diretor da Shell, guarda na memória momentos marcantes de convivência com o líder Gil Siuffo. “Nos momentos difíceis a gente recorria a ele e lhe pedia os seus conselhos; uma pessoa forte, um líder, extremamente trabalhador até os seus 80 e tantos anos; uma liderança sindical que tem o respeito de todo o mercado. É uma perda muito grande.”

José Normando Belo de Souza, o supervisor da rede de postos Record, diz que levará em sua memória os conselhos e atitudes do chefe que o contratou 36 anos atrás. “Ele é a minha referência de vida, e os seus princípios e ensinamentos eu os repasso para o meu filho”.

O grande guardião da revenda de combustíveis. Desta forma o advogado Jayme Soares da Rocha, do escritório Taunay & Rocha Associados, traduziu a importância de Gil Siuffo no mercado brasileiro de combustíveis automotivos. “O valor dele é inestimável. Graças à sua luta e determinação incessantes, durante décadas enfrentando os desafios do setor, é que a Revenda sobrevive até hoje. Ele nunca será esquecido”.

Para Guido Silveira, diretor Jurídico da Ipiranga, o passamento de Gil Siuffo representa uma grande perda para o mercado de combustíveis. ‘Nós trabalhamos juntos desde a época da abertura do mercado de combustíveis, e para quem teve a oportunidade de estar com ele, sabe que tinha a ética e moral acima de tudo. É uma perda muito grande. Um lutador e guerreiro pelo setor”.

Mário Emiliano da Silva, gerente comercial Raízen, com 28 anos de empresa , disse que Gil Siuffo foi uma pessoa ajudou a criar regras que o mercado não tinha, aumentou a transparência, segurança, competitividade, uma pessoa importante na matriz energética do RIo de Janeiro.