Notícia

<< voltar

Comitê Nacional do GNV une a sociedade fluminense pelo Programa do Gás Veicular no Estado

Entidades, autarquias, empresas e agentes públicos se reuniram na sede da Firjan para reafirmar o programa econômico de maior sucesso no Estado do Rio de Janeiro, de incentivo ao uso do GNV

KATIA PERELBERG, Assessora de Comunicação SINDCOMB
Uma campanha educativa nos postos revendedores com o objetivo de dotar o consumidor do combustível gasoso de informações precisas sobre a importância da regularização do kit GNV foi o primeiro passo acertado na tarde desta quinta-feira, (18/8), na sede da Firjan, pelo Comitê Nacional do GNV, para reafirmar todas as vantagens do uso do gás veicular. Serão distribuídos folders aos motoristas nos postos, e colocados galhardetes e flyers.

Principal mercado consumidor do combustível no país, o Rio de Janeiro, com 1,6 milhão de veículos convertidos, cerca de 65% da frota nacional, entre as ações imediatas para oferecer mais segurança ao consumidor estão o desenvolvimento do mapa do GNV Legal para divulgação à população. As convertedoras, requalificadoras e os veículos em circulação pelas ruas – através de ação do Detran-RJ – serão permanentemente fiscalizados. Cilindros de GNV registrados simultaneamente em dois veículos não receberão o Certificado de Segurança Veicular (CSV) pelos Organismos de Inspeção Veicular. 

As ações seguintes listadas na reunião incluem a regulamentação, pelo Inmetro, do Selo GNV; a assinatura do Termo de Compromisso do Programa de Rastreabilidade dos Equipamentos de GNV; a adoção de um TAG ou chip para rastreamento e liberação do abastecimento dos veículos dotados de cilindros GNV e também nos dispensers; a criação de um escopo de requalificação de cilindros pelo Inmetro como Organismo de Inspeção, com procedimentos de rastreabilidade; antecipação do prazo de implementação de nova portaria Inmetro/Diconf para requalificação e destruição dos cilindros rejeitados, e um programa de inspeção obrigatória de toda a frota nacional, pela Senatran.  


Márcio Fortes (Firjan); Francisco Nélson Castro Neves (ANP); Manuel Fonseca da Costa (SINDCOMB), Celso Mattos (Firjan/Sindirepa) e Lenilton Correa (Inmetro) 

MANUEL FONSECA, presidente do SINDCOMB,  vai integrar o Grupo de Trabalho com representantes do Inmetro, da Senatran, do Sindirepa, da Abegás e da Fenive. O Superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Francisco Nélson Castro Neves, afirmou que a agência reguladora pode disponibilizar acesso ao seu site para a divulgação da campanha educacional do GNV, além da fiscalização nas empresas.

– É a forma administrativa de lidar com irregularidades, como as que podem apontar indícios de risco à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio, com remessa do processo ao Ministério Público para ação criminal. A interdição é feita como medida cautelar para cessar o risco iminente. E esse agente econômico responderá a processo criminal que pode resultar em prisão.  

Leonardo Rocha, assessor do Diretor do Inmetro, defendeu o combate à clandestinidade, com o envolvimento da Polícia Militar, do Ministério Público e da Defesa Civil,  além da campanha aos consumidores. Marco Aurélio Lioi, coordenador de Fiscalização do Ipem-RJ, relatou que empresas clandestinas continuam funcionando, mesmo após repetidas autuações  do Ipem, já que a interdição e a cassação do alvará não é atribuição da autarquia. Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy, afirmou que a empresa poderá fazer investimento imediato na conscientização e na fiscalização, além de defender a responsabilização do usuário sobre eventual acidente com o seu veículo.

O evento teve a participação do presidente do SINDCOMB, Manuel Fonseca da Costa, e de representantes da Firjan, do Senai, da ANP, Naturgy, Detran-RJ, Senatran, Inmetro, Ipem-RJ, Sindirepa, Fenive, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Energia do Estado, Abiogás, Abegás, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e da Associação de Convertedores de GNV.

<< voltar

Contato

    Todos os campos devem estar preenchidos
    • Ligue para nós
      55 21 3544-6444

    • Endereço
      Rua Alfredo Pinto, 76 - Tijuca - RJ
      Cep: 20550-022
    • Email
      sindcomb@sindcomb.org.br