Novo modelo de conveniência: ‘A Esquina’, franquia da ALE, com Self Service, Café e Padaria

Interface Comunicação

A Esquina, franquia da distribuidora de combustíveis ALE, foi implantada no Auto Posto Rex, localizado no bairro Vila São Judas Tadeu

A cidade de São José do Rio Preto (SP) recebeu, neste mês, uma unidade da loja de conveniência A Esquina, a segunda da marca implantada no Brasil. A nova operação, desenvolvida pela distribuidora de combustíveis ALE, foi instalada no Auto Posto Rex, que fica no bairro Vila São Judas Tadeu (avenida marginal Lineu Alcântara Gil, 4787). Para este ano, a meta da companhia é abrir cerca de 30 novas lojas de conveniência no país.

O modelo de conveniência A Esquina inclui três tipologias: Self Service, Café e Padaria. A loja da rede em São José do Rio Preto adota o formato Padaria e, além dos tradicionais produtos de conveniência e food service, o espaço comercializa itens de panificação. “A nova loja tem o diferencial de contar com pão francês quentinho, a toda hora, além de deliciosos salgados; tudo bem caseiro”, declara o executivo de Operações de Varejo da ALE, Frederico Amorim.

A escolha por São José do Rio Preto é estratégica, conforme explica Amorim. “A região já mantém o hábito de consumo em lojas de conveniência e, por isso, possui um grande potencial para a implantação dessa modalidade de negócio. Em parceria com os revendedores, estamos apostando em mais uma unidade, com expectativas positivas”, revela. Ele acrescenta que o modelo confere margem de contribuição acima da média: enquanto outras marcas chegam entre 30% e 35%, a loja A Esquina possibilita acima de 40% de margem.

O Auto Posto Rex, que integra a rede ALE desde o ano passado, é administrado pelos empresários Francinni Furlan e Everaldo Soares da Silva. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a ALE e a implantação de uma A Esquina vem para somar ao nosso empenho em oferecer um atendimento de qualidade aos nossos clientes. Esperamos suprir essa demanda, com produtos fresquinhos e muito gostosos”, afirma Francinni.

Navegação guiada

Entre os diferenciais das lojas A Esquina está o conceito de “navegação guiada”, em que o cliente percorre um trajeto sugerido (há uma entrada e uma saída), passando por “estações”. Entre elas, a área promocional na entrada da loja, a área de destino (refrigeradores), o balcão de padaria e food service, a área de indulgências (produtos exclusivos, como nachos e pipocas prontas), o checkout e a área de consumo.

Segundo Frederico Amorim, o conceito facilita a localização das categorias de produtos e a lógica de compras. “Assim, a loja se apresenta como solução para diversas jornadas de consumo diferentes. Desde aquele consumidor que tem pressa até aquele que quer fazer uma refeição substancial, com garfo e faca, como em uma cafeteria ou pâtisserie, por exemplo”, destaca. O modelo também inclui um painel “instagramável” com mensagem irreverente iluminada.

Para o varejista, o modelo representa excelentes ganhos, como a capacidade de direcionar a exposição dos produtos com melhor margem de contribuição. “Um dos grandes problemas operacionais nas lojas de conveniência tradicionais é o modelo de consumir primeiro e pagar depois. Muitas vezes, essa lógica é antiergonômica para o cliente. Nesses casos, ele tem que levar as embalagens e latas vazias até o caixa para pagar a conta depois do consumo, além de representar possíveis perdas de receita para o varejista. Em função do layout d’A Esquina, o cliente paga primeiro e consome depois, criando uma experiência de consumo mais agradável para o cliente e mais segura para o varejista.”

Food service

Um dos grandes destaques do novo modelo é o food service. Para isso, a ALE firmou parceria com grandes indústrias, a fim de levar uma experiência diferente aos clientes. No local, há uma linha de produtos de “indulgência”, que podem ser degustados na loja ou levados para comer no carro ou em casa. Além disso, inclui uma linha exclusiva de produtos de panificação, criada pelo chef Rogério Shimura, eleito o melhor padeiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC).

“Entendemos que esses diferenciais destacam A Esquina da ‘paisagem pasteurizada’ que se tem no mercado de c-stores atualmente. Em nossa loja, o cliente pode experienciar uma schiacciata de calabresa acompanhada de um ‘drink de orange coffee’ (café gelado com suco de laranja), por exemplo”, destaca Amorim.

Investimentos

A taxa de franquia é de R$ 15 mil e os royalties mensais vão de 3% a 5%, crescendo por percentual de faturamento das unidades e com um teto máximo de R$ 15 mil por mês (para lojas que faturem R$ 300 mil por mês ou mais), além de 1,5% de taxa de propaganda. Desconsiderando a obra civil, elencando os custos de mobiliário e equipamentos, uma loja Self Service tem um investimento aproximado de R$ 120 mil; a Café, de R$ 250 mil; e a Padaria, de R$ 350 mil. No entanto, tudo dependerá do tamanho exato da loja e da quantidade de equipamentos e móveis que cada projeto específico requer.

Sobre a ALE

A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,4 mil postos e 9 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.