ANP autoriza empresa investigada por fraude a importar combustíveis

GUILHERME AMADO, Época
Com sede em Limeira, em São Paulo, a Sun Energy foi alvo da 1a fase da Operação Arinna, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2020 e que visou desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes e adulteração de combustível.

De acordo com as investigações, a Sun Energy e a empresa Confidence Trading Comércio, Importação e Exportação de Produtos Químicos Eireli obtinham autorização da ANP para comprar nafta sob a justificativa de que o produto seria utilizado como insumo pela indústria petroquímica.

As investigações mostraram, no entanto, que a compra era financiada por pessoas e empresas vinculadas ao setor de combustível e que o nafta era adicionado a gasolina no processo de adulteração.

Estima-se que as duas empresas comercializaram R$ 82 milhões do produto.

À coluna, a ANP afirmou que a Sun Energy pediu, por meio de processo de acesso público, a autorização para o exercício da atividade e atendeu todos os requisitos exigidos. Também disse que analisou os documentos e que estes são públicos.  Assinantes