Estatais perdem R$ 80 BI de valor de mercado em duas horas

ALVARO GRIBEL, Blog O Globo
As quatro principais empresas estatais com papéis na bolsa (de capital misto) perdiam quase R$ 80 bilhões em valor de mercado por volta das 12h desta segunda-feira, segundo cálculos da Economática.
A Petrobras perdia R$ 65,8 bilhões, Banco do Brasil, R$ 9,4 bilhões, Eletrobras, R$ 1,9 bilhão, BR Distribuidora, R$ 2,3 bilhões.
Segundo Einar Rivero, da Economática, a perda da Petrobras até agora é a segunda maior da história. A pior foi em março de 2020, mas aconteceu por motivos externos, com uma crise dentro da Opep entre a Rússia e Arábia Saudita, que derrubou os preços do barril internacionalmente e afetou todo o setor de óleo e gás.
Desta vez, o motivo é interno: a intervenção do presidente Jair Bolsonaro na empresa.
Na visão do economista Felipe Sichel, estrategista-chefe do banco Modal Mais, os investidores entendem que os sinais dos últimos dias são ruins, mas ainda há esperança de que a agenda liberal vá avançar.
– A perda de valor nas estatais reforça a tese de aumento da incerteza em relação à condução da política econômica. Nota-se pelos gráficos que a tendência já era de deterioração, mas os eventos do final de semana pioraram esta dinâmica. Por outro lado, a sinalização de sanção da autonomia do Banco Central com a recondução de Robertos Campos Neto à presidência pode trazer tranquilidade, pois sinaliza que o evento da Petrobras é pontual e não contamina indefinidamente o cenário para além da estatal – disse.