Bolsonaro pede transparência no preço da gasolina, mas ANP age contra

ANCELMO GOIS, Blog O Globo
A ideia é ter a descrição do valor de cada imposto cobrado e das margens de lucro dos agentes envolvidos, incluindo os distribuidores e os próprios postos. Só que o almirante Rodolfo Henrique de Saboia, novo diretor-geral da ANP, descontinuou o aplicativo de smartphone que mostrava o preço e a qualidade dos combustíveis nos postos próximos do lugar onde estava o consumidor. Uma excelente ferramenta para ajudar a população a economizar.

Nota oficial da ANP sobre o assunto acima:

“A decisão de descontinuar o aplicativo “ANP no Posto” foi tomada em maio de 2020, antes do início do mandato diretor-geral, Rodolfo Saboia. Ela aconteceu devido à pouca aderência dos estados na disponibilização das informações sobre preços de combustíveis dos postos revendedores, vez que das 27 Unidades da Federação consultadas apenas 9 responderam, destas apenas 4 de forma positiva, sendo que apenas 1 disponibilizou de forma efetiva os dados solicitados. E também pela necessidade de prévia de reestruturação da infraestrutura tecnológica da ANP, antes de serem incluídos dados referentes a novos estados, em razão de apenas o Estado de Goiás ter disponibilizado os dados. E finalmente pela necessidade de prévia de ampliação da base de dados de georreferenciamento das revendas de combustíveis. No site da ANP estão disponíveis vários links que informam desde a composição até a variação dos preços”. (atualização às 17h25)