Com alta do combustível, inflação chegará perto de 7% em junho e só cairá em outubro

ALVARO GRIBEL, Blog O Globo 18/02/2021 • 17:38
O aumento do preço dos combustíveis anunciado hoje pela Petrobras coloca mais pressão sobre a inflação. Pelas contas do professor Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio, o IPCA vai continuar acelerando neste início de ano e deve chegar a 6,8% em junho, na taxa em 12 meses. Além de chegar a esse patamar elevado, a taxa deve permanecer assim por mais tempo, segundo Cunha, para só depois cair em direção à meta.

– Antes ia ser até junho nessa faixa de 6%. Agora isso deve se prolongar até meados de setembro ou outubro. E essa contas não levam ainda em consideração o efeito indireto do diesel, apenas o aumento da gasolina. O que pode ajudar é o repasse ser menor nas bombas, porque a demanda está fraca e houve vários aumentos em sequência – explicou.?

Por outro lado, o risco é de o petróleo continuar subindo, o que colocará mais pressão sobre o preço dos combustíveis e a inflação. Essa taxa em 12 meses elevada por tempo ao longo do ano pode alimentar a indexação de outros preços e forçar reajustes elevados de vários tipos de contratos.

O mercado financeiro projeta que no final do ano o IPCA ficará dentro da meta, em 3,62%, mas tem aumentado esse número nas últimas seis semanas, pelo Boletim Focus.