Empresa de cilindros de GNV denuncia prática de dumping em cilindros chineses no mercado brasileiro

Uma enxurrada de cilindros GNV de procedência chinesa inundou o mercado brasileiro há cerca de um ano, atingindo em cheio os produtores nacionais, em especial a MAT Eequipamentos, principal produtora de cilindros para gases do país, o que a levou a pleitear a realização de processo de investigação relativamente a tais importações, cujos preços com dumping se situam em torno de 70% mais baratos que os valores de venda do mesmo produto no mercado internacional.

A MAT reuniu provas da existência de prática de dumping nas importações originárias da China e apresentou petição à Subsecretaria Especial de Defesa Comercial e Interesse Público (SDCOM), da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia.

“Os produtos chineses têm preços distorcidamente baixos, os valores eram fora do comum”, relata o diretor comercial da MAT, Jorge Mathuyi Jr. Nos Estados Unidos eles já sofreram processo antidumping”, complementou Mathuyi.

Após a realização de uma série de auditorias e checagens, o órgão do governo brasileiro, tendo confirmado a existência de indícios de prática de dumping nas importações da China e de dano causado por tais importações à indústria nacional, publicou, no Diário Oficial da União (D.O.U.), o início do processo de investigação. Aberta a investigação, o governo solicitou dados de todos os fornecedores chineses e das empresas brasileiras envolvidas no mercado, tendo confirmado, preliminarmente, que os exportadores chineses realmente praticam dumping e que as importações originárias da China causam dano à indústria nacional.

Concorrência saudável
Ao final do processo, sendo confirmadas a prática desleal por parte dos exportadores chineses, espera-se que seja estabelecida a aplicação de uma medida antidumping, com vistas equalizar os preços das importações originárias da China aos preços de mercado. “Com o estabelecimento da medida antidumping, poderemos competir com as mesmas condições, com o mercado regulado sobre as regras normais”, alivia-se o diretor.

Cilindros para respiradores
Devido aos impactos negativos da concorrência desleal das importações da China, agravados pelo advento da pandemia, a MAT manteve o abastecimento normal no mercado de GNV por meio de seu estoque de produtos, buscando, ao mesmo tempo, um maior direcionamento das linhas produção para atender ao forte crescimento atual de cilindro de gases medicinais demandados pelos hospitais. Com a retomada da demanda no mercado nacional de GNV, a MAT retomou no mês de junho, sua produção de cilindros para GNV.