Distribuidoras adotam medidas para garantir abastecimento de combustíveis

RAMONA ORDOÑEZ, O Globo
Empresas irão medir temperatura de tralhadores e motoristas antes da entrada nas instalações.
RIO – As distribuidoras de combustíveis decidiram adotar uma série de edidas adicionais às que já estão sendo anunciadas pelas autoridades federais e estaduais, com o objetivo de aumentar a segurança contra a disseminação da pandemia do coronavírus e garantir o abastecimento de combustíveis em sua normalidade em todo país. Em nota, o Sindicom, sindicato que reúne grande parte das distribuidoras de combustíveis do país, informou que uma das medidas será verificar a temperatura dos empregados — tanto próprios como terceirizados —, técnicos e motoristas. O acesso às áreas de trabalho serão impedidas para aqueles que apresentarem temperatura acima de 37,8º ou outros sintomas da Covid-19, com recomendação de que façam quarentena.

As distribuidoras ainda vão reforçar a orientação aos empregados e aos motoristas dos caminhões de combustíveis sobre medidas de segurança para prevenção e redução da propagação do vírus, além de intensificar as medidas de higienização das instalações e equipamentos. Além disso, vão realizar esquemas de escalas de trabalho para reduzir o número de pessoal. Serão interrompidas também todas as obras de manutenção que não sejam emergenciais. As empresas decidiram ainda aumentar o transporte dos funcionários para os locais de trabalho, para reduzir o número de pessoas por veículo e ainda irão realizar operações conjuntas nas localidades onde houver eventual redução de trabalhadores disponíveis por causa do contágio da doença. De acordo com o Sindicom, as empresas do setor estão monitorando constantemente a produção, o fornecimento e os estoques de combustíveis, em trabalho conjunto com o MME e a ANP.