ANP julga manutenção das bombas brancas nos postos de combustíveis

LAURO JARDIM, O Globo
A diretoria da ANP vota hoje se mantém ou revoga a liberação para as chamadas bombas brancas nos postos — ou seja, a possibilidade de se vender combustíveis de outras distribuidoras em postos bandeirados. A prática foi liberada há três anos. Somente no primeiro semestre deste ano, 500 milhões de litros vendidos saíram das bombas brancas. E, desse total, cerca de 80% é oriundo de fabricantes como as polêmicas e notórias Aster e Alper, envolvidas em casos de sonegação e importação ilegal de gasolina.

A discussão acontece a partir de uma reclamação do Instituto Combustível Legal ICL).

A tendência da ANP, contudo, é na votação de hoje manter a bomba branca do jeito que está. A área técnica da agência deu um parecer para que o pleito do ICL fosse indeferido — não por questão de mérito, que não foi analisado, mas por razões de procedimento. O relator, Daniel Maia, acatou o parecer em seu voto.