DANIELA CHIARETTI, Valor
A maior pesquisa de opinião pública independente sobre mudança climática, feita pelas Nações Unidas, revela que 80% das pessoas no mundo querem que seus governos tomem medidas mais fortes para enfrentar a emergência global. Mais que isso: 86% dos entrevistados pela People’s Climate Vote feita pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud) querem que seus países deixem de lado as diferenças geopolíticas e se juntem na proteção do clima e adaptação aos impactos.
“É um nível de consenso surpreendente dado o contexto mundial atual de conflitos e de nacionalismo em alta”, diz o comunicado distribuído à imprensa. As pessoas que vivem nos países que mais produzem combustíveis fósseis no mundo são favoráveis a uma transição rápida para o abandono dessas fontes. Isso acontece em oito dos dez maiores produtores de petróleo do mundo. Os brasileiros apoiam (81%) a transição rápida sendo que dois terços das pessoas ouvidas no Brasil (61%) disseram que querem que esse distanciamento aconteça muito rapidamente.
A pesquisa ouviu 73 mil pessoas em 77 países e de 87 idiomas diferentes. Os 77 países em que a pesquisa foi realizada representam 87% da população global. Os entrevistados responderam a 15 perguntas sobre como sua vida cotidiana está sendo impactada pela mudança do clima. Foi organizada por Pnud, Universidade de Oxford, governo do Reino Unido e a empresa global de pesquisas GeoPoll. Mais de 10% dos pesquisados (9.321 pessoas) nunca foram à escola. Deste total, 1.241 eram mulheres com mais de 60 anos. Em nove países, os entrevistados nunca haviam participado de uma pesquisa sobre mudança do clima. Menores de 18 anos foram ouvidos em países em que há permissão legal.”
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/06/20/maioria-dos-brasileiros-apoia-fim-de-combustiveis-fosseis.ghtml
Ligue para nós
55 21 3544-6444
Email
sindcomb@sindcomb.org.br