O chefe de fiscalização da ANP, Ary Bello, esteve no SINDCOMB para fazer uma demonstração com uso do colorímetro aos representantes dos postos e de frentistas
KATIA PERELBERG, Assessora de Comunicação
As técnicas para a descoberta de metanol nos combustíveis comercializados nos postos revendedores serão ministradas em um curso online, que será gravado logo mais, às 14 horas, no auditório do SINDCOMB. O treinamento para revendedores e suas equipes – uma parceria entre o sindicato dos postos do Rio e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – será coordenado pelo especialista em regulação da agência, Marcelo Silva, e restrito a poucos participantes. O conteúdo completo vai ser divulgado nas páginas eletrônicas e nas mídias sociais do Sindicato do Município do Rio, do Sindestado-RJ, da Fenepospetro, do Sinpospetro-RJ, e de mais entidades patronais e de trabalhadores em postos.
Metanol no etanol hidratado e na gasolina
A ideia do treinamento surgiu a partir da detecção, neste ano, pela fiscalização da ANP, do solvente proibido misturado em altas doses aos combustíveis automotivos comercializados em postos de vários estados da Federação. Os agentes utilizaram um equipamento de baixo custo e de fácil acesso, o colorímetro, capaz de identificar o produto em pouco mais de 10 minutos de análise, nos próprios postos. A partir daí, o SINDCOMB provocou a ANP a disseminar essa técnica como forma de proteger a saúde dos trabalhadores e revendedores, além de impedir a comercialização de combustível ilegal nos estabelecimentos.
Nas gravações serão incluídas informações sobre normas de segurança no abastecimento com o Gás Natural Veicular (GNV), bem como procedimentos e exames para a verificação da qualidade dos combustíveis antes do descarregamento nos tanques subterrâneos. A divulgação do curso vai ser feita, em breve, pelos sindicatos envolvidos. A ANP fornecerá um certificado de participação para os empresários e trabalhadores em postos que concluirem o processo de capacitação.
Ligue para nós
55 21 3544-6444
Email
sindcomb@sindcomb.org.br