RAMONA ORDOÑEZ, O Globo
Para minimizar os impactos da crise econômica acentuada pela pandemia do novo coronavírus, as indústrias fluminenses terão uma flexibilização em seus contratos de compra de gás natural junto à Ceg e Ceg Rio, distribuidoras de gás natural no Estado do Rio que pertencem aos grupo Naturgy.
Dentre as medidas acertadas na última sexta-feira entre a Naturgy e Petrobras, com a participação da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, estão a flexibilização do consumo mínimo contratado e a não cobrança de penalidades contratuais decorrentes da redução da demanda provocada pelos impactos da covid-19.
Com essa flexibilização as indústrias só pagarão pelo gás natural consumido e não pelos volumes constantes nos contratos.
Segundo nota da Secretaria neste sábado, o acordo “vai proporcionar tranquilidade principalmente para a indústria, em razão do compromisso de pagamento mínimo da capacidade contratada.”
Na semana passada, o Governo do Rio também negociou com a Naturgy a suspensão, por 30 dias, de cortes e desligamentos de gás em razão da inadimplência dos consumidores dos segmentos residencial e comercial de pequeno porte.
A Naturgy, controladora da Ceg e da Ceg Rio, explicou que o acordo acertado com a Petrobras vai beneficiar todos os clientes industriais e grandes clientes que têm contratos de compra de gás natural com a cláusula take or pay, ou seja, pagem por um volume fixado, independente se foi consumido ou não. Com a flexibilização, as empresas vão pagar apenas o gás consumido e não o previsto nos contratos.
De acordo com a Naturgy, serão beneficiados com essa flexibilização um total de 73% de clientes industriais na Ceg, e na Ceg Rio, um total de 89% clientes industriais. A Naturgy ressaltou que não há alteração na tarifa, mas estes clientes são liberados das penalidades previstas e do cumprimento dos pagamentos previstos nos contratos do take or pay.
https://oglobo.globo.com/economia/industrias-do-rio-terao-flexibilizacao-nos-contratos-de-compra-de-gas-natural-24335498
Ligue para nós
55 21 3544-6444
Email
sindcomb@sindcomb.org.br