Sem tempo para relaxar: Diretoria convida Vibra Energia para acompanhar ações da distribuidora

Alexandre Cruz, Sandro Tapparo, Manuel Fonseca, Felipe Stam e Antônio Ferreira

KÁTIA PERELBERG, Assessora de Comunicação do Sindcomb
A diretoria do Sindcomb se reuniu, nesta segunda-feira (2/9), com o diretor de Vendas da Vibra Energia, Sandro Tapparo; o gerente de Vendas, Felipe Stambowsky, e o executivo de vendas Alexandre Cruz para acompanhar as ações que estão sendo adotadas pela atacadista no mercado de combustíveis do Rio de Janeiro.

O combate ao crime organizado na cidade que, segundo o presidente da Frente Parlamentar de Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria, deputado Júlio Lopes, já controla uma rede de 30 postos, foi o primeiro tema da pauta. Tapparo destacou o impacto negativo dessas organizações na sociedade e enfatizou a necessidade de uma mobilização coletiva:
“Estamos fazendo a nossa parte com ações jurídicas, parcerias com entidades e buscando sensibilizar aqueles que podem agir. Não é só discurso; investimos tempo, dinheiro e esforços para combater esses desafios que afetam nosso setor.”

Alguns dos principais representantes de redes de postos BR no Rio, integrantes da diretoria executiva do sindicato, participaram da reunião

Mercado Regulado de Etanol
O diretor disse trazer boas notícias: o crescimento do mercado regulado de etanol hidratado no Estado. Desde pelo menos o ano de 2019, o Rio de Janeiro enfrentava uma invasão do produto, vindo principalmente de São Paulo e Minas Gerais, onde o imposto estadual era mais baixo ou sequer vinha com nota fiscal registrada, quando o Rio sofreu a perda de bilhões de reais em receitas não recolhidas. Segundo Tapparo, o Rio de Janeiro atualmente é o Estado menos atingido com sonegação fiscal sobre o etanol, e lembrou dos avanços sobre o projeto de lei que determina a inclusão do hidratado no sistema tributário monofásico.

Gasolina e Etanol no Delivery
O gerente Felipe Stambowsky realçou que o projeto do delivery da Vibra pretende alavancar as vendas dos postos da marca, com o transporte, através da startup Versa Fuel, de gasolina e etanol hidratado dos varejistas para entregar em pátios de empresas suas clientes, sem permitir a entrega em residências nem ao consumidor individual. “É uma nova ferramenta para expandir o alcance dos revendedores. Vamos acompanhar de perto para entender a viabilidade desse mercado”, complementou Tapparo.

Foco no Futuro: GNV e Elétricos
A Vibra também está se preparando para o futuro, com planos de deixar de atuar na intermediação de GNV em seus postos. Sobre o mercado de veículos elétricos, Tapparo projeta que o consumo de combustíveis tradicionais seguirá forte até 2030, mas a Vibra já se posiciona para atuar no mercado de energia elétrica, aproveitando a recente aquisição da Comerc.