Precisamos evitar um cenário de terra arrasada

o presidente Manuel Fonseca, o deputado Júlio Lopes, o secretário Leonardo Lobo, o secretário de Política TributáriaThompson Lemos Neto,  e o assessor especial de gabinete Wildson Melo

Assessoria de comunicação do Sindcomb com informações da assessoria do deputado Júlio Lopes

“É preciso que seja intensificada a fiscalização nas estradas federais, estaduais e nas fronteiras para que haja um combate efetivo na comercialização de combustíveis piratas”. Esta é a posição do presidente da Frente Parlamentar Intelectual e Combate a Pirataria, deputado Júlio Lopes (PP), durante encontro com representantes do setor em reunião promovida na manhã desta terça-feira (6/8), na Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-RJ).

Para o presidente do Sindcomb, Manuel Fonseca da Costa, o revendedor tradicional já não adquire mais postos de combustíveis para ampliar a sua rede. – O cenário atual impede a competição legal. Bomba baixa, etanol sem nota e todo tipo de fraude está aí, debaixo dos nossos olhos. Até no GNV são detectados roubos – revelou Fonseca ao secretário da pasta, Leonardo Lobo.

Segundo o deputado federal Júlio Lopes e o presidente do Sindicomb, se faz urgente uma ação firme da secretaria no sentido de coibir a ação de estabelecimentos que vêm agindo livremente, à margem da lei. Depois de trabalhar pela revogação da licença da formuladora Copape, apontada pelo deputado como braço do PCC na indústria de combustíveis, o parlamentar se mobiliza agora para que os tribunais não autorizem o seu retorno ao mercado.

– Vamos encaminhar um pedido formal à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, no sentido de participar de todo o processo. Inclusive já protocolamos, em março deste ano, na Câmara dos Deputados, o PL 1923/2024, que cria o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis (ONSC) cuja proposta inclui o monitoramento,
em tempo real, das cerca de 170 mil bombas abastecedoras instaladas nos 44 mil postos revendedores do país. Ele lembrou ainda que de acordo com informações do Instituto Combustível Legal (ICL), cerca de 900 postos já estariam sob o controle de facções criminosas – explicou.

Já o secretário Leonardo Lobo informou que vem acompanhando com interesse o endurecimento
das ações contra o crime organizado realizadas em São Paulo, capitaneadas pelo governador,
Tarcísio de Freitas. Lobo prometeu intensificar as operações e forças-tarefa conjuntas envolvendo a ANP, o Procon-RJ, a DDSD e o Ipem-RJ nas fiscalizações.