ANP aperta o cerco sobre a Copape

LAURO JARDIM, O Globo
O cerco está se fechando contra a notória Copape, empresa do setor de combustíveis que produz gasolina a partir da mistura de derivados de petróleo.

A ANP revogou autorizações para a empresa exercer as atividades de “formulação de combustíveis”, de “operadora de terminal terrestre” e de “agente de comércio exterior”.

Dez dias atrás, a Justiça de São Paulo já havia aceito uma denúncia do MP-SP contra os empresários Mohamad Mourad e Renato Camargo por suposta lavagem de dinheiro na compra do controle da Copape e da Aster.

Na decisão, o juiz Caio Lopasso afirmou que “constatou-se que supostamente Mohamad transferiu e ocultou valores de origem criminosa, provenientes de crimes de falsificação de documento particular, crimes contra as relações de consumo e contra a ordem econômica praticados por postos de gasolina e empresas de sua propriedade para outras empresas”.

A denúncia indicava que a Copape tem como donos Mourad e Roberto Augusto Leme da Silva, também conhecido como vulgo “Beto Loko”, investigado em outro inquérito por suspeitas de ligação com o PCC.O promotores afirmam que a Copape tem praticado uma série de fraudes para sonegar impostos estaduais e federais.