Manuel Fonseca (à direita), ladeado de Antônio Ferreira e de Alecionildo Sodré, leva o resultado final do treinamento ao diretor da ANP, Fernando Moura (à esquerda), ao superintentende de Fiscalização do Abastecimento, Francisco Nélson Castro Neves, ao especialista em regulação Marcelo Silva, e ao chefe de fiscalização, Ary Bello
Kátia Perelberg, Assessora de Comunicaçaõ do Sindcomb
O curso “Análise da Qualidade do Combustíveis” – que instrui sobre as técnicas para identificar a existência de não conformidades nos combustíveis vendidos nos postos – foi lançado nesta quinta-feira (4/4), no escritório-sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Numa parceira entre o Sindcomb, o Sinpospetro-RJ, a Fenepospetro e o Sindirepa, com o apoio da agência reguladora da atividade, a qualificação é composta por seis módulos e poderá ser acessada sem custo pelos postos revendedores varejistas de combustíveis interessados e seus colaboradores. O acesso inicial estará disponível através do site do Sindcomb. Os que concluírem o treinamento receberão um certificado oficial de participação, pela ANP.
– O Sindcomb tem grande preocupação com a qualidade dos combustíveis vendidos no Município do Rio. Por isso fizemos esta parceria, para que possamos monitorar melhor, impedir a adulteração de produtos e fazer com que o revendedor ofereça sempre produtos de qualidade – anunciou o presidente do Sindcomb, Manuel Fonseca da Costa.
O presidente da Fenepospetro e do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, defendeu que o programa atinja o máximo de trabalhadores possível para que atuem em um ambiente de trabalho saudável e seguro. O superintendente de Fiscalização do Abastecimento, Francisco Neves, destacou que esta qualificação valoriza as boas práticas no comércio de combustíveis, a relação harmoniosa entre o empresário e o trabalhador e as boas relações de consumo, com a participação do Poder público fornecendo subsídio técnico para prestar o melhor serviço possível ao consumidor. O diretor da ANP Fernando Moura acrescentou que a reguladora atuou em conjunto com foco no trabalho educativo com os demais agentes visando um mercado mais seguro para todos.
Descoberta de metanol em postos do país
Em meados de 2023, a ANP detectou a existência de grande quantidade de metanol em combustíveis comercializados em pelo menos seis estados da Federação. A partir daí, o serviço de inteligência da agência rastreou a origem do produto, que é 100% importado, e alcançou os fornecedores. Ato contínuo endureceu as ações de fiscalização tanto sobre o metanol como a nafta e solventes. E interditou postos com produto irregular. Neste contexto, os sindicatos patronal e dos trabalhadores em postos buscaram a ANP para pedir apoio e sugerir a formação do treinamento a frentistas e revendedores. O chefe de fiscalização da ANP, Ary Bello, e o especialista em regulação Marcelo Silva orientaram sobre os métodos de detecção do metanol nos combustíveis. Assim o projeto tomou corpo.
Seis módulos e um bônus
O curso “Análise da Qualidade do Combustíveis” é composto de seis módulos de vídeos mais a apresentação. O programa começa com os fundamentos dos combustíveis orientado pelo especialista Gabriel Kropsch; e segue com os ensinamentos de Marcelo Silva, que inclui recomendações sobre o abastecimento de GNV, até a apresentação do uso do colorímetro, equipamento de baixo custo e segura detecção de metanol nos combustíveis, sugerido pela ANP para aquisição e uso pela revenda no seu dia a dia.
Ligue para nós
55 21 3544-6444
Email
sindcomb@sindcomb.org.br