Representantes do Procon Carioca, do Sindcomb, da Câmara do Rio e da Assinsp-RJ formataram a criação de uma campanha para disseminar a segurança da legalização dos veículos com GNV
KÁTIA PERELBERG, Assessora de Comunicação – Sindcomb
Uma ação de marketing envolvendo diversos agentes pretende conscientizar proprietários de veículos convertidos ao GNV que circulam irregularmente a buscarem a regularização. A campanha visa destacar a importância da segurança na instalação dos cilindros de maneira que preserve – desde a conversão até o abastecimento – toda a cadeia do GNV, combustível que tem no Estado do Rio a maior demanda nacional.
A ideia surgiu durante reunião realizada nesta quarta-feira, 7, na sede do Sindcomb, com o presidente, Manuel Fonseca da Costa; o diretor-executivo do Procon Municipal, Igor Costa; o vereador Alexandre Beça; o diretor da Associação das Empresas de Inspeção Veicular do Estado (Assinsp-RJ), Jorge Soares, e demais representantes.
– Do total de 1,6 milhão de veículos com GNV que circulam no Estado do Rio de Janeiro, apenas 720 mil fizeram a inspeção anual obrigatória, em 2023. Da frota existente, 47% estão em desconformidade com a legislação. Os acidentes ocorrem primordialmente com cilindros sem origem comprovada – informou Jorge Soares. Já o diretor do Sindcomb, Battista Ramundo Neto, acrescentou que nem um dos veículos envolvidos em acidentes possuía os cilindros originais instalados.
O vereador Alexandre Beça informou que está em fase de conclusão a assinatura de um termo de cooperação com o Inmetro para buscar a rastreabilidade dos cilindros de GNV. Na mesma linha, Manuel Fonseca defendeu a obrigatoriedade da manutenção do cilindro no mesmo veículo, desde a instalação até o fim de sua vida útil.
O diretor do Procon sugeriu a realização de um novo encontro, dessa vez envolvendo a Naturgy, o Detran-RJ, o Sinspospetro-RJ, a ANP, Sindcomb, a Assinsp-RJ e a Câmara municipal do Rio para desenvolverem, em conjunto, uma campanha de conscientização de segurança nos moldes da Operação Lei Seca, que acontece com sucesso há 15 anos. Primeiro segmento econômico a apoiar a Lei Seca ao abrir espaço nos postos revendedores para divulgar a Operação, o Sindcomb, através de seu presidente, firmou compromisso de franquear o acesso dos postos associados à campanha. – É preciso difundir a informação da segurança, de mostrar ao motorista sobre o impacto de ele estar irregular, como uma forma conscientizar e de mudar a mentalidade – finalizou Igor Costa.
Participaram o presidente do Sindcomb, Manuel Fonseca da Costa e os diretores Battista Ramundo Neto e Tuninho Vilela; o diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, a gerente de Processos Janaína de Oliveira e o assessor Caio Mota; o vereador Alexandre Beça e o coordenador jurídico Fernando Monteiro; e o diretor da Assinsp-RJ Jorge Soares.
Ligue para nós
55 21 3544-6444
Email
sindcomb@sindcomb.org.br