Notícia

<< voltar

Fecombustíveis apresenta proposta de solução contra bomba fraudada

Assessoria de Comunicação do SINDCOMB
Na tarde desta terça-feira, 26/1, a Fecombustíveis levou à reunião da Comissão Técnica de Metrologia Legal do INMETRO, a solução do setor que entende neutralizar as fraudes operadas nas bombas abastecedoras e suas consequências à sociedade, à concorrência e ao fisco.
Com o apoio do Sincopetro/SP, da Federação Brasilcom e do Instituto Combustível Legal (ICL), o especialista da Federação José Carlos da Silva Neto detalhou a Plataforma ICE, solução para a certificação digital com  infraestrutura criptográfica para bombas medidoras de combustíveis e demais equipamentos.
A tecnologia ICE permite que o cidadão receba os dados do bico abastecedor com a medição e respectivo valor assinado digitalmente; permite que cada pulser ganhe uma “certidão de nascimento”; e ainda possibilita que os dados, assinados por certificado específico do varejista, sejam compartilhados diretamente  do equipamento para a Sefaz, para a Receita Federal, para a ANP e também para o  órgão de defesa do consumidor. Durante cerca de 4 horas, o representante da Federação dos postos dissertou sobre os tipos de fraudes descobertos por todo o planeta e o projeto da bomba segura.  

O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, lembrou que a fraude no setor de combustíveis atinge a marca dos R$ 23,8 bilhões por ano, e chega a ser 12 vezes maior que os rombos no setor financeiro:
– A nossa maior preocupação é bomba fraudada. O termo “bomba baixa” não é adequado, porque não se resume ao erro volumétrico. Trata-se de fraude, com consequências para toda a cadeia de valor. Queremos um pulser com criptografia que seja difícil ao fraudador agir. O trabalho apresentado é a solução que o setor acredita. 

<< voltar

Contato

    Todos os campos devem estar preenchidos
    • Ligue para nós
      55 21 3544-6444

    • Endereço
      Rua Alfredo Pinto, 76 - Tijuca - RJ
      Cep: 20550-022
    • Email
      sindcomb@sindcomb.org.br