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QUARENTENA MUDA PERFIL DE CONSUMO: COMPRAS DE ROUPAS E CALÇADOS DESPENCAM QUASE 90%

 Já as feitas nos mercados sobem 17%. Números do BC consideram operações com cartão de débito nas duas primeiras semanas de abril
GABRIEL SHINOHARA, O Globo

Números divulgados pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira apontam para uma mudança no perfil de consumo durante a quarentena. Enquanto o setor de vestuário e calçados vivencia uma queda de 88,8% nas compras com cartão de débito, os supermercados registram uma ampliação de vendas de 17,1%, possivelmente puxada por uma compra preventiva de alimentos, segundo o BC.

Os dados comparam as duas primeiras semanas de abril com o mesmo período de março e estão publicados no Boletim Regional divulgado trimestralmente pela autoridade monetária. A mudança no perfil de consumo é parecida em todas as regiões, mas mais acentuada no Sudeste, onde as compras de vestuários e calçados caiu 94,5% e a dos supermercados aumentou 14,9%. A região Norte foi a que registrou menor queda no setor de vestuários, com 59,8% de redução enquanto a de supermercados subiu 16,6%. Outro setor que teve uma queda relevante foi o de restaurantes e hotéis. A redução foi de 72,1% no país todo, com altas ainda maiores no Nordeste, de 77,8% e no Sul, de 74,6%.

O economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, disse que o fato das pessoas saírem menos de casa muda os hábitos de consumo, como um aumento na compra de alimentos e bebidas. – O que a gente comeria no restaurante, estamos comendo em casa. Um gasto que a gente faria com combustível, hoje em dia a gente faz com a manutenção da casa, uma vez que o nível de utilização da residência aumentou – disse.

Outro levantamento, feito pela consultoria Elo Performance Insights, das compras de cartões de crédito e débito do início do mês já apontava para uma mudança no comportamento de consumo dos brasileiros, com alta nos gastos em supermercados e farmácias. Queda no consumo No relatório do BC, de forma geral, os gastos com cartão de débito recuaram 27,2% no período, refletindo as medidas de isolamento social implementadas por conta da pandemia do coronavírus.

As reduções mais intensas foram no Nordeste, com queda de 31% e no Sudeste, com redução de 26,9%, sendo que essa última representa 64,5% do valor das operações. Na região Norte, o recuo foi de 21,8%, no Centro-Oeste foi de 23,6% e no Sul, de 29,6%. Étore Sanchez explica que o isolamento social muda a forma de consumir. Por exemplo, como as pessoas não estão saindo de casa, elas usam menos o débito e mais o crédito, para compras online, por exemplo. – Se você não está usando maquininha, você não está usando cartão e se você está consumindo de alguma maneira, evidentemente está usando outros mecanismos e denota essa mudança de perfil de consumo – disse.

Rio de Janeiro
No Estado do Rio, os dados mostram um recuo de 35,8%, maior que a média nacional. Os setores mais afetados são os de alojamento e alimentação, com retração de 75,9%, postos de combustíveis, 45,1% e veículos, incluindo peças e serviços, com queda de 55,1%. Assim como na estatística nacional, o único setor com aumento no faturamento foi o de supermercados e hipermercados, com alta de 16,2%.

https://oglobo.globo.com/economia/quarentena-muda-perfil-de-consumo-compras-de-roupas-calcados-despencam-quase-90-24402991

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