Quem Somos

Somos o Sindcomb, entidade sindical cujo objetivo é defender os interesses da categoria dos revendedores de combustíveis do Rio de Janeiro.

Nossa vida de lutas nasceu da coragem de um grupo de revendedores que, a partir dos anos 50, decidiu criar uma Associação de Empresas de Postos de Serviços, exatamente para formalizar uma força, através da união de seus associados, decididos a enfrentar de forma coletiva os problemas inerentes ao comércio varejista de combustíveis.

Com sua força inicial, essa Associação transformou-se rapidamente num Sindicato, desde então, o lídimo representante da categoria no Município do Rio de Janeiro.

Os primeiros embates estavam focalizados no estabelecimento de remuneração pelo Poder Executivo, dentro de uma estrutura de preços, que àquela época eram de absoluto controle por parte do Governo Federal.

A partir dos anos 60, com a criação do Estado da Guanabara, posteriormente em 1975 unificado com o Estado do Rio de Janeiro, a entidade passou por sucessivas denominações, decorrentes dessas alterações geográficas.

quem-somos-01
quem-somos-02

Hoje, o Sindcomb ostenta sua “resumida” razão social que significa simplesmente: “Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Energias Alternativas para Veículos Automotivos, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro”.

Consigna-se em nossa história a inauguração, em abril de 1972, da sede própria, localizada à Rua Sacadura Cabral, 120.

Lá permanecemos até novembro de 1996 quando se materializou o grande sonho de construção da nova sede, no bairro da Tijuca, um empreendimento moderno, capacitado a proporcionar condições magníficas de conforto e logística tanto aos funcionários, como aos associados que buscam atendimento.

Nas últimas décadas, o Sindcomb orgulha-se de haver contabilizado seguidas vitórias, frutos da dedicação e espírito coletivo de luta de seus diretores:

• Lei Complementar nº 43 de 1999 que regulamenta a atividade da revenda no município.
  • Lei de Veiculação da Propaganda – 1921/92.
  • Decisão final sobre o Decreto das Calçadas que regulamenta as condições de rebaixamento- Lei 2362/95.
  • Lei Estadual sobre venda de bebidas.
  • Manutenção dos Postos da Orla Marítima.
  • Manutenção dos Postos na Av. Atlântica.
  • Mandado de Segurança contra o Decreto proibindo venda de bebidas alcoólicas.

Missão
Representar os revendedores de combustíveis do Município do Rio de Janeiro, simbolizando a união e a coesão dos ideais e das aspirações da classe.

Visão
Ser representante e protetor dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria econômica, assegurando o equilíbrio constitucional ou legal e financeiro da entidade.

Valores
Adotar a ética como regra de conduta, tomando as medidas necessárias ou convenientes à efetividade da defesa do direito de propriedade, da livre iniciativa, da economia de mercado, da liberdade para exercer o comércio, bem como a manutenção do Estado Democrático de Direito.