Notícia

<< voltar

Edição histórica da ExpoPostos & Conveniência supera expectativas e reforça oportunidade de investimentos em serviços de conveniência

Expositores relatam bom ambiente para desenvolvimento de negócios; foram 37 encontros entre palestras e painéis com público superior à edição de 2017

Os mais importantes nomes e empresas do mercado de combustíveis, lubrificantes, conveniência, equipamentos, tecnologias e serviços estiveram reunidos na 14ª edição da ExpoPostos & Conveniência. O evento foi histórico e reuniu mais de 200 marcas nacionais e internacionais, cerca de 30% a mais do que na edição passada, e 23 mil visitantes ao longo dos três dias.

A grandiosidade da 14ª edição da ExpoPostos & Conveniência, que foi realizada de 13 a 15 de agosto, em São Paulo, pode ser medida, também, pela área ocupada: 55% superior em relação à edição anterior, em 2017. Outro dado que chama a atenção foi o crescimento no número de pessoas que acompanharam o Fórum Internacional durante os três dias. Em 2017 foram 676, número que saltou para 797 participantes únicos inscritos.

“Tivemos aqui um excelente ambiente de negócios e conhecimento. Muitos acordos foram fechados já na feira e os expositores ainda mencionaram perspectivas sólidas para os próximos meses. O Fórum trouxe os principais nomes do mercado para discutir todo o ecossistema deste negócio e a Arena do Conhecimento se consolidou como uma fonte alternativa de conteúdo aos participantes”, afirmou Marcelo Marino, diretor da GL events Exhibitions, empresa organizadora da feira.

O executivo já adiantou que a próxima edição da ExpoPostos & Conveniência (Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service) acontecerá em agosto de 2021, no São Paulo Expo.

“Batemos todos os recordes nesta edição da ExpoPostos & Conveniência. A feira foi muito boa e tivemos a presença dos revendedores de todo o país, além de novas tecnologias que foram apresentadas. Nosso desejo é que ela continue crescendo”, afirmou Paulo Miranda Soares, presidente da Fecombustíveis.

Um dos exemplos do bom ambiente de negócios proporcionado pelo evento vem do gerente de varejo urbano São Paulo Leste da Ipiranga, Peter Oliveira Domingos. “Este ano esteve muito bom. Tivemos um movimento acima do esperado e conseguimos uma ótima integração com os revendedores”, afirmou.

O mesmo sentimento foi compartilhado por executivos da BR Petrobras e da Shell. “A loja BR Mania digital chamou bastante a atenção do público, que teve a oportunidade de experimentar como funciona o acesso a produtos e serviços com apoio da tecnologia embarcada. Recebemos cerca de duas mil pessoas no estande”, comemora Leonardo Burgos, gerente executivo de negócios de varejo da empresa. Já o estande Shell atraiu muitas pessoas interessadas em fazer negócios. “Sentimos que muitos postos já consolidados querem ter a nossa bandeira”, diz Maurício Antunes, de Relações Setoriais da companhia.

Para o gerente nacional do canal de conveniência da Souza Cruz, Pedro Peixoto, a feira foi uma excelente oportunidade de reforçar os relacionamentos. “Tivemos um público muito interessado em inovação e prospectamos muitos contatos, acredito que mais de cem somente no primeiro dia”, disse o executivo.

O evento foi também uma grande oportunidade para marcas apresentarem suas novidades, tais como a Zeppini Ecoflex. “Participamos de todas as edições da ExpoPostos & Conveniência. Este ano recebemos mais visitantes em relação à 2017, o que gerou maior número de consultas e também de vários negócios fechados. Apresentamos com exclusividade três lançamentos, sendo dois equipamentos estratégicos para a expansão global da empresa”, disse o gerente de marketing e comunicação da marca, Marcelo Caio.

Caráter formativo

No total foram 14 palestras dentro do 14° Fórum Internacional e 23 painéis da Arena do Conhecimento, que reuniram 63 especialistas com público recorde. Um dos nomes que mais chamou a atenção foi o de Michael Davis, vice-presidente de serviços da NACS (National Association of Convenience Stores, dos Estados Unidos), segundo avaliação de Ricardo Spinelli, presidente da ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência).

“A ExpoPostos & Conveniência contou com uma metragem expressiva, com estandes maiores e mais marcas expositoras. Esta evolução é positiva para todos”, disse o executivo. Por sua vez, Davis disse que o setor no Brasil não deve nada ao resto do mundo. Pelo que pude ver, os postos e suas lojas de conveniência no Brasil estão aptos a competir com estabelecimentos de qualquer lugar do mundo. Os problemas que vejo aqui são desafios globais.”

O evento contou com renomados especialistas em suas áreas de atuação, entre eles o argentino Claudio Reboredo, referência em distribuição de combustíveis e lojas de conveniência, e os brasileiros Claudio Pinheiro (IBM), Alexandre Munhoz (Amazon), Andre Loureiro (Waze), o consultor Marcelo Borja, o empreendedor Caito Maia e o jornalista Alexandre Garcia.

Ante a evolução frente a 2017, a expectativa é que o evento cresça ainda mais, segundo o diretor de planejamento estratégico e de mercado da Plural, Hélvio Rebeschini. “A ExpoPostos & Conveniência 2019 é um sucesso. Desde o Fórum que bateu recorde de inscritos, até a exposição de novidades que trouxe tecnologia de ponta para o setor. Estamos evoluindo tanto que esta edição superou a de 2017. E tenho certeza que a próxima será ainda melhor”, disse.

Conveniência em destaque

As possibilidades do mercado de lojas de conveniência receberam destaque tanto do Fórum quanto na Feira. No Fórum, além da palestra de Michael Davis, que deu o tom de como a jornada do consumidor precisa ser simplificada, outros abordaram o tema, tal como a especialista em tendências, Sabina Deweik, que falou sobre as gerações Y e Z e seus valores de consumo, que podem revolucionar a forma como o mercado de postos de combustíveis e lojas de conveniência opera.

Esse ambiente também esteve fortemente representado na Feira, que recebeu marcas, como Coca-Cola FEMSA e Nestlé. “Visitamos a ExpoPostos & Conveniência em outras edições e, neste ano, decidimos participar como expositor. Nosso canal foco é o de conveniência, e a feira abre oportunidade para estreitar o relacionamento com nossos clientes que são os postos de gasolina”, afirmou a diretora de Key Account da Coca-Cola FEMSA, Adriana Bernardes.

Segundo o consultor de negócios da Nestlé, Sidnei Santos, a participação foi produtiva. “A feira foi ótima para nós. Recebemos muitos clientes, mas também vieram muitos franqueados que ainda não tinham nossas máquinas de café e que fecharam negócio aqui. Os resultados superaram nossa expectativa”, afirmou.

Outros já recorrentes como o Bob’s, confirmaram a evolução do evento em 2019. “A ExpoPostos & Conveniência é um importante canal de contato com nosso público. Tivemos um grande volume de visitantes qualificados. Acredito que 30% a mais de clientes em nosso estande comparado à última edição da feira. Nossa expectativa veio ao encontro do interesse dos revendedores. Até porque os postos de combustíveis têm grande importância para a rede, representando 10% das nossas lojas de rua”, afirmou o diretor nacional de desenvolvimento da marca, Marcelo Tristão.

Pelos números apresentados pela sócia-diretora da consultoria Valsa, Giselle Valdevez, há espaço para crescimento do mercado de lojas de conveniência, tendo em vista que, em todo o Brasil, somente 20% dos postos têm lojas junto à venda de combustível. Atualmente, segundo dados da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), o faturamento desse tipo de comércio foi de R$ 7,54 bilhões em 2018, divididos entre 8.030 lojas, com ticket médio de R$ 12,82.

 

 

<< voltar

Contato

    Todos os campos devem estar preenchidos
    • Ligue para nós
      55 21 3544-6444

    • Endereço
      Rua Alfredo Pinto, 76 - Tijuca - RJ
      Cep: 20550-022
    • Email
      sindcomb@sindcomb.org.br