Sindcomb Notícias – sexta-feira, 01 de dezembro de 2017

Ilegal, E Daí? Seminário mostra as veias abertas do Brasil

O déficit orçamentário do Governo está estimado em R$ 130 BI, este ano, valor idêntico às perdas calculadas com a pirataria no Brasil. O furto de energia na área de concessão da Light alcança 22% dos 4,5 MI clientes, o equivalente ao consumo de todo o estado do Espírito Santo. Item número um de arrecadação de ICMS em todos os Estados brasileiros, os combustíveis sofrerão R$ 4,8 BI de sonegação tributária, dos quais R$ 3,7 MI oriundos de apenas quatro distribuidoras. O ICMS, PIS/Cofins e Cide custam R$ 2,33 de cada litro de gasolina, montante sonegado pelas empresas nos bilhões de litros que vendem todos os meses, há anos. A estimativa de sonegação de ICMS pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro monta a R$ 10 BI, este ano.

No setor em que os tributos no Rio de Janeiro significam quatro vezes as margens brutas e o frete, apenas uma Vara de Fazenda Pública, a 11a, que possui somente dois juízes, recebe todos os processos de dívidas fiscais e hoje acumula 94.938 ações de ICMS. No Brasil, de todos os processos que correm na Justiça, 40% são execuções fiscais.

O presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, representantes da Justiça, parlamentares e dos setores econômicos mais Ilegal e Dai 1afetados pelo roubo, a corrupção, a fraude e a sonegação, expuseram as mazelas no seminário do Globo/Extra nesta quinta-feira (29/11), no Hotel Prodigy. A solução passa pela conscientização das pessoas, por pesadas sanções fiscais, pela revisão da carga tributária, por novos modelos de cobrança e pela persecução ao crime organizado, para devolver o equilíbrio à nação brasileira. (Acompanhe a reportagem completa na Revista Posto Rio)

Últimas

PCC já opera 150 postos em SP, diz Fecombustíveis
Daiane Costa/O Globo
De acordo com o presidente da entidade, crime organizado usa estabelecimentos para lavar dinheiro de roubos.

O Primeiro Comando do Combustível
O Antagonista
Não houvesse Petrobras, que nos tunga dentro da lei, dificilmente haveria posto de gasolina do PCC, que nos rouba fora da lei.

Perda com sonegação de ICMS no Rio corresponde à previsão de déficit orçamentário para 2018
Bruno Dutra/O Globo
Valor sonegado chega a R$ 10 bil por ano, estima o deputado Carlos Osório, que participa do seminário Ilegal, e Daí?

Manguinhos: Preparada para o futuro, refinaria apresenta sua nova marca
Refit
O nome Refit endossa a proposta da empresa de oferecer um produto de qualidade a um preço justo.

Vendas de combustíveis no Brasil em outubro crescem 4,4% puxadas por diesel e etanol
Marta Nogueira/Reuters
O total vendido no país ainda registrou alta no acumulado de 2017 pela primeira vez, segundo dados da ANP, numa sinalização positiva para o setor que vem registrando quedas anuais nos últimos dois anos.

Percepções sobre IPO de BR Distribuidora
Investing.com
Na verdade não é a Petrobras (SA:PETR4) que opera o posto de gasolina e sim a figura de um empresário. Existem 3 modelos:

Proposta prevê isenção de combustível para caminhoneiros
Agência Câmara de Notícias
O projeto também permite que sindicatos de caminhoneiros atuem para reparar danos dos associados nos casos de roubo, furto, colisão e incêndio.

Responsabilidade de certificar a qualidade da gasolina é do distribuidor e não do revendedor de combustível
TRF1
“Não cabe ao posto se certificar de que a gasolina que comercializa obedece às especificações técnicas quanto ao seu ponto de destilação, circunstância que, a toda evidência, impõe à anulação do auto de infração aplicado ao recorrente”, afirmou o desembargador.

MT: Transportadores prometem parar atividades contra aumento nos preços dos combustíveis e gás
24HNews
Caminhoneiros e transportadores de cargas devem paralisar as atividades no próximo dia 7 deste mês. A manifestação está prevista para ocorrer em todas as regiões do país.

MS: Com consumo em queda, três postos fecham as portas por mês no estado

Osvaldo Júnior/CpoGdeNews
Essa média considera o total de 36 estabelecimentos com as atividades encerradas no período de um ano e ocorre em momento que o setor contabiliza o pior resultado de vendas desde 2012.

Bandeira branca é ótima oportunidade de expansão, diz Ultrapar
Stella Fontes/Valor
A rede de postos bandeira branca traz implícito um potencial de crescimento “relativamente mais fácil” e “representa ótima oportunidade”, de acordo com o diretor-superintendente da Ipiranga, Leocadio Antunes Filho.

Agip planeja volta ao mercado de postos no Brasil
Estado de Minas
A rede italiana de postos, que operou no Brasil nos anos 80, está de olho no mercado brasileiro. A companhia pretende comprar parte da BR e postos bandeira branca.

Gargalos fazem etanol perder terreno para a gasolina
Estadão
Usinas deram prioridade, na maior parte da safra, à produção do açúcar em detrimento do etanol, porque os preços do alimento estavam mais remuneradores do que os do álcool. Só mais para o fim da colheita a situação se inverteu.

Importação de derivados de petróleo pelo Brasil cresce 60% em outubro, diz ANP
Marta Nogueira/Reuters
As entradas cresceram 21% em relação a setembro, evidenciando que o produto importado continua ganhando mercado da Petrobras.

Preços do petróleo sobem após Opep e países produtores decidirem estender cortes até fim de 2018
Reuters
Os preços subiram nesta quinta-feira após produtores e países não membros liderados pela Rússia concordarem em estender os cortes de produção, enquanto ainda sinalizam que poderão interromper o acordo mais cedo caso o mercado superaqueça.

Gasolina nas Veias

Chega de ser enganado: novo app examina seu carro e diz qual é o problema
Cláudio Iuge/Tecmundo
É claro que a maioria dos mecânicos faz o serviço correto, assim como as oficinas, mas todo mundo sabe que sempre tem aqueles que inventam uma coisinha solta ali ou aqui para ganhar um extra.

Gás Natural & Energia

Comgás cria instaladora própria de GNV
Brasil Energia Online
Objetivo é atender à demanda no mercado automotivo paulista de gás, que vem registrando crescimento.

STJ vai julgar repetitivo sobre tributação de tarifas de energia
Beatriz Olivon/Valor
Por esse motivo, o trâmite de processos sobre o tema ficará suspenso em todo país, inclusive nos juizados especiais.

Elétricos & Híbridos

MAN quer eletrificar caminhões urbanos de até 13 toneladas no Brasil
Ricardo de Oliveira/Notícias Automotivas
Mesmo sem incentivos fiscais, que agora dificilmente existirão no atual governo, as montadoras estão tomando por conta própria investimentos em veículos elétricos. Não só no segmento de automóveis e comerciais leves,

Meio Ambiente & Sustentabilidade

Sarney Filho enviará projeto sobre Taxa de Fiscalização Ambiental
Notícias Agrícolas
No caso do setor de combustíveis, a sugestão do presidente Paulo Miranda Soares é para que se divida a cadeia em refinarias com risco maior, transportadoras com risco médio e postos e revendedores com risco menor.

Primeiras

Vendas no varejo crescem 2,2% em outubro, mostra Marstercard
Infomoney
Já o segmento de combustíveis ficou aquém do crescimento médio do mês.

Vizinhos da ‘cadeia da Lava Jato’ reclamam da ‘fama ruim’ e de protestos após chegada de Cabral
Giovani Lettiere/UOL
A rua Célio Nascimento, em Benfica, nunca mais foi a mesma desde o fim do mês de maio.